Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8608492668861352pt_BR
dc.contributor.referee1Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1000717123605254pt_BR
dc.contributor.referee2Marschner, Walter Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2885184348298613pt_BR
dc.contributor.referee3Faisting, André Luiz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8904120838149160pt_BR
dc.creatorSouza, Terezinha Coelho de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4328135720205730pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-05T17:37:52Z-
dc.date.available2019-08-05T17:37:52Z-
dc.date.issued2016-04-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Terezinha Coelho de. Percursos da significação: um olhar sobre a identidade do aluno assentado do MST da região de Juti - MS. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1412-
dc.description.abstractEsta investigación procura mostrar como estudiantes de una escuela pública en la ciudad de Juti, en Mato Grosso do Sul, se posicionan discursivamente en textos producidos a lo largo de las clases de Producción Interactiva. El corpus se constituye de textos escritos por alumnos asentados, residentes en los asentamientos de la reforma agraria y también de los textos escritos por los residentes de la zona urbana de la ciudad de Juti. La investigación busca identificar marcas de identidad que revelen sus apagamientos, silenciamientos y posibles disparidades entre los grupos investigados. La investigación se contextualiza en el histórico relativo a la cuestión de tierra en Brasil, incluyendo el MS, hasta llegar a la región investigada, la ciudad de Juti. Para el análisis utilizamos como presupuestos teóricos los estudios del análisis del discurso y los estudios culturales. El levantamiento de los datos para componer el corpus del trabajo fue realizado en el lugar, a traves de colecta y archivamiento de los textos y también por medio de registros de relatos y grabación de entrevistas que fueron utilizadas para componer el histórico de los asentamientos investigados. Es una encuesta etnográfica cualitativa en que la investigadora participa directamente de la colecta de datos. Los caminos recorridos demostran que la identidad del alumno como asentado está fuertemente marcada en su discurso.es
dc.description.resumoEsta pesquisa procura mostrar como os estudantes de uma escola pública no município de Juti, Mato Grosso do Sul, se posicionam discursivamente em textos produzidos durante as aulas de Produção Interativa (disciplina implantada no Currículo da Educação Básica, no ano letivo de 2014/2015, visando trabalhar a produção e interpretação textual). O corpus do nosso trabalho é constituído de textos escritos por alunos assentados, moradores nos Assentamentos da Reforma Agrária e textos escritos por alunos não assentados, moradores na zona urbana. A pesquisa busca identificar aspectos peculiares em cada grupo e identificar marcas identitárias que denotem seus apagamentos e silenciamentos revelando possíveis disparidades entre os grupos pesquisados. A investigação contextualiza-se no histórico relativo à questão da terra no Brasil, perpassando pelo MS, até chegar à região do município de Juti. Para a análise, utilizamos como pressupostos teóricos os estudos da Análise do Discurso e dos Estudos culturais. O levantamento dos dados foi realizado in loco através da coleta e arquivamento dos textos e também por meio de registros de relatos e gravação de entrevistas que foram utilizadas para compor o histórico dos assentamentos pesquisados. É uma pesquisa etnográfica qualitativa na qual a pesquisadora participa diretamente da coleta de dados. Os caminhos percorridos demonstram que a identidade do aluno como assentando está fortemente marcada em seu discurso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-05T17:37:52Z No. of bitstreams: 1 TerezinhaCoelhodeSouza.pdf: 3650562 bytes, checksum: 23def17568700a3f712eca95da9ac750 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-05T17:37:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TerezinhaCoelhodeSouza.pdf: 3650562 bytes, checksum: 23def17568700a3f712eca95da9ac750 (MD5) Previous issue date: 2016-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectStudentsen
dc.subjectReforma agráriapt_BR
dc.subjectLand reformen
dc.subjectAssentamentos ruraispt_BR
dc.subjectRural settlementen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titlePercursos da significação: um olhar sobre a identidade do aluno assentado do MST da região de Juti - MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TerezinhaCoelhodeSouza.pdf3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.