Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/143
Tipo: Dissertação
Título: Corpo, cultura e identidade no ensino médio: uma abordagem a partir das aulas de Educação Física
Autor(es): Rizzo, Deyvid Tenner de Souza
Primeiro Orientador: Suttana, Renato Nésio
metadata.dc.contributor.referee1: Daolio, Jocimar
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Morgana de Fátima Agostini
Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar e compreender como as diferenças são significadas e representadas por alunos que compõem o universo das aulas de Educação Física no Ensino Médio, sejam elas físicas, de gênero, de cor da pele, maneiras de se vestir, ou até mesmo culturais. Objetiva ainda, entender como as suas identidades são construídas em relação ao corpo. A escolha destas turmas do Ensino Médio justifica-se pelo interesse despertado pelas grandes mudanças de natureza física, psicológica e subjetiva que os estudantes dessa faixa etária estão propícios a passar, ou seja, estão entrando na fase da adolescência, deparando-se com uma diversidade de códigos morais, com vários grupos diferentes, com crenças diferentes, com proclamações diversas e, consequentemente, muitos necessitam de certa identificação com algum grupo, através de uma legitimação identitária. A realização desta investigação ocorreu a partir de observações realizadas durante um bimestre letivo, em 2 (duas) escolas da rede pública estadual de ensino de Dourados-MS. Neste ambiente escolar, a pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva, delineada a partir da análise das falas de 10 (dez) alunos dessas turmas, através de entrevistas semiestruturadas, sendo estas filmadas (áudio e vídeo), bem como as representações afloradas no decorrer das aulas, que foram descritas através das observações. Durante todo o processo de estruturação da pesquisa, no processo de análise da constituição ou da busca de uma identidade, percebeu-se a relação paralela que há entre a identidade cultural e o corpo, tendo o segundo como parte integrante e participante ativo na legitimação identitária dos atores sociais nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, em ambas as escolas. Tomamos esses fatos como indício de que na contemporaneidade a identidade é mutável, às vezes, involuntariamente, ou de maneira camuflada, oculta, mas sempre transformada.
Abstract: The aim of this study is to analyze and understand how differences are signified and represented by students that make up the universe of physical education classes in high school, be they physical, gender, skin color, manner of dress, or even cultural. It also aims to understand how their identities are constructed in relation to the body. The choice of these classes of high school, is justified by the interest aroused by the great changes of physical, psychological and subjective that students of this age are prone to spend, or are entering adolescence, encountering a diversity of moral codes, with many different groups with different beliefs with various proclamations, and consequently, many require certain identification with any group through a legitimate identity. The completion of this investigation occurred from observations made during an academic quarter, in two (2) public schools state education Dourados-MS. In the school environment, research is a qualitative, descriptive, delineated from the analysis of the speeches of ten (10) students in these classes, through semi-structured interviews, which were videotaped (audio and video), as well as the representations touched during classes, which were described by the observations. Throughout the process of structuring this research, the analysis process of the constitution or the search for an identity, realized the parallel relationship between cultural identity and body, and the second as an integral and active participant in legitimizing identity of social actors in physical education classes in high school at both schools. As proof that the contemporary identity is mutable, sometimes involuntarily, or so camouflaged, hidden, but always transformed.
Palavras-chave: Educação física
Physical education
Educação básica
Elementary education
Identidade cultural
Cultural identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: RIZZO, Deyvid Tenner de Souza. Corpo, cultura e identidade no ensino médio: uma abordagem a partir das aulas de educação física. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/143
Data do documento: 1-Mar-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DeyvidTennerdeSouzaRizzo.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.