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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Percepção de professores sobre o Transtorno do Espectro Autístico, levantamento e caracterização de escolares de berçário ao 2º Ano do Ensino Fundamental
metadata.dc.creator: Fontana, Simone Félix da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Morgana de Fátima Agostini
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Olga Maria Piazentim Rolim
metadata.dc.contributor.referee2: Bruno, Marilda Moraes Garcia
metadata.dc.contributor.referee3: Suttana, Renato Nésio
metadata.dc.description.resumo: A perspectiva da inclusão escolar tem demandado novos papéis para os educadores no âmbito escolar. O presente estudo tem como objetivo identificar a percepção dos professores em relação ao transtorno do espectro do autismo, levantar o número de crianças com TEA inseridas na Rede Municipal de Ensino de Dourados/MS e caracterizá-las a partir da escala CARS (Childhood Autism Rating Scale). O estudo foi realizado em 42 escolas municipais e 28 CEIMS (Centro de Educação Municipal Infantil), e conduzido em duas etapas. Na Etapa 1, foram realizados os procedimentos éticos, efetuado o contato com as escolas e elaborado o Formulário de Levantamento de Crianças com Sinais do Espectro do Autismo, com base no DSM-IV, para atender os dois primeiros objetivos do estudo. Participaram desta etapa 70 coordenadores e 326 professores da Rede Municipal de Educação, que responderam ao Formulário e indicaram terem em sua sala de aula 94 crianças com sinais do transtorno. Os resultados desta etapa apresentaram que, apesar de inicialmente 77,2% dos professores responderem que sabiam o que era autismo, falharam ao identificar as características do transtorno no quadro. Na etapa 2, foi proferida a palestra explicativa sobre TEA e aplicada a escala CARS junto aos professores. Participaram desta etapa 54 professores. Os resultados desta etapa apontaram que das 94 crianças indicadas com sinais do TEA pelos seus professores na 1 etapa do estudo, por meio do formulário, 25 crianças de fato apresentaram características comportamentais do TEA na escala CARS. Por meio da análise qualitativa, foi identificado e descrito o conhecimento apresentado e desejado pelos professores para aumentar a probabilidade de sucesso de alunos com sinais de TEA no processo escolar. Conclui-se que os instrumentos utilizados mostraram-se significativamente eficazes, pois, possibilitou levantar o número de alunos com sinais desta condição, grau de conhecimentos dos educadores sobre o TEA, bem como avaliar juntamente com os professores os aspectos comportamentais que se encontram alterados em crianças com suspeita desta patologia. Espera-se que o estudo possa nortear profissionais que trabalhem na escola e familiares de crianças com necessidades educacionais especiais, na busca por instrumentos que ajudem na identificação precoce o mais cedo possível desta condição e no estabelecimento de estratégias para o atendimento destas crianças.
Abstract: This study aimed to identify the perceptions of teachers related to the Autism Spectrum disorder and calculate the number of children with characteristics of the spectrum inserted in Dourados/MS Municipal Schools. Besides characterizing children with Autism Spectrum signals identified by their teachers in the first stage of this study. For data collection, a survey of children with Autism Spectrum signs form was developed and used along with the CARS (Childhood Autism Rating Scale), these instruments were answered by teachers of the Municipal Schools, which work especially in Children's Education and early years of elementary school. The questionnaire was administered to 326 teachers, and by means of this, we tried to raise the teachers' doubts and knowledge about the ASD. As a resultwe obtained the number of 25 children identified with the disorder. This identification has gone through two phases: the first made through the form and the second from the CARS. The purpose of this survey is to collaborate in the identification as early as possible ofthe signs of the disorder in children by their teachers, so that these individuals identified with ASD signals can beguided to existing interventions as early as possible. The diagnosis of this disorder is still unclear, that is why it is relevant the existence of works not only focused on the issue of identification of signs and typical characteristics of ASD, but also facing the teacher's role in dealing with this child. The results presented in this study allow us to conclude that the identification of signs of autism in student by teachers is essential for early interventions to happen, and this can make a big difference in the school lives of these students, stimulating cognitive development and skill acquisition. Future research can investigate practices of identification that are possible in the school environment and may provide greater space and time for completing the instruments and further explanation of the characteristics of ASD.
Keywords: Autismo
Autism
Educação inclusiva
Inclusive education
Educação especial
Special education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citation: FONTANA, Simone Félix da Costa. Percepção de professores sobre o Transtorno do Espectro Autistíco, levantamento e caracterização de escolares de berçário ao 2º Ano do Ensino Fundamental. 2013.106 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/144
Issue Date: 2-May-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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