Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1461
Tipo: Dissertação
Título: Ação do extrato de Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville sobre a preferência alimentar e postura de Plutella xylostella L. (Lepidoptera: Plutellidae)
Autor(es): Fonseca, Jussara Gonçalves
Primeiro Orientador: Mussury, Rosilda Mara
metadata.dc.contributor.referee1: Loureiro, Elisângela de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Mauad, Munir
Resumo: Foi avaliado o efeito de extratos metanólico de folhas e casca do caule de barbatimão sobre a alimentação e oviposição de Plutella xylostella. L. durante a fase imatura do desenvolvimento do inseto. Foi avaliado a preferência alimentar de larvas, supressão de oviposição e viabilidade dos ovos nas concentrações de 0,5 mg/mL; 1,0 mg/mL e 1,5 mg/mL e realizado o screening fitoquimico do extrato. A preferência alimentar de P. xylostella por folhas de couve tratadas com o extrato metanólico da folha e casca do caule de S. adstringens na concentração de 1,5 mg/mL foi reduzida. Quanto a supressão de oviposição de P. xylostella todos os extratos foram antixenóticos sendo que para o extrato metanólico nas concentrações de 1,0 mg/ml. e 1,5 mg/mL observou-se menor número de ovos e larvas eclodidas. Pelo screening fitoquímico foi constatada a presença de taninos, saponinas, esteróides, terpenos, alcalóides e tlavonóides nos extratos tanto nas folhas como na casca e atribui-se a essas classes de compostos, com destaque aos taninos o efeito antixenótico.
Palavras-chave: Stryphnodendron
Preferência alimentar
Feeding preferences
Extrato metanólico
Methanolic extract
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Biologia Geral/Bioprospecção
Citação: FONSECA, Jussara Gonçalves. Ação do extrato de Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville sobre a preferência alimentar e postura de Plutella xylostella L. (Lepidoptera: Plutellidae). 2014. 47 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Geral/Bioprospecção) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1461
Data do documento: 1-Set-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Biologia Geral/Bioprospecção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JussaraGoncalvesFonseca.pdf11,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.