Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1490
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Desenvolvimento de estratégias pedagógicas a partir da CARS Childhood Autism Rating Scale - versão em português, na inclusão escolar de crianças com TEA
metadata.dc.creator: Schmitz, Adriana Onofre
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Morgana de Fátima Agostini
metadata.dc.contributor.referee1: Krotsch, Lucas Facundo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.contributor.referee3: Suttana, Renato Nésio
metadata.dc.description.resumo: As instituições de educação, mesmo que dispostas e apoiadas em uma legislação que objetiva a inclusão escolar, ainda encontram dificuldades no atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A dificuldade dos professores na identificação das características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o questionamento sobre como lidar com a criança diagnosticada com TEA dentro da sala de aula inspiraram este trabalho. Como objetivo buscou-se reelaborar os descritores da Childhood Autism Rating Scale - versão em português (CARS-BR) sob um enfoque pedagógico para serem utilizados como suporte na escolha de estratégias pedagógicas para sala de aula. Essa elaboração se baseou nas discussões promovidas no Grupo de Estudo e Apoio a Profissionais e Pais de Autista (GEAPPA), formado por pais e professores de crianças com TEA, definindo este estudo como uma pesquisa-ação. Como resultado foi produzido uma tabela onde foram apresentadas as descrições pedagógicas dos descritores da CARS-BR. Esse resultado confirma a necessidade de espaços de discussão e de formação que abordem todos os aspectos do processo de inclusão escolar, como as políticas públicas de educação, a legislação, o ambiente escolar, as estratégias pedagógicas de ensino e aprendizagem e as relações humanas que permeiam a inclusão escolar.
Abstract: Educational institutions, even if arranged and supported by legislation that aims school inclusion, still have difficulties in meeting the special educational needs of students with disabilities, global development disorders and high ability / giftedness. The difficulty of teachers in identifying the characteristics Disorder Autism Spectrum (TEA) and the question on how to deal with a child diagnosed with ASD in the classroom inspired this work. The objective sought to rework the Childhood Autism Rating Scale (CARS-BR) descriptors under a pedagogical approach to be used as support in the choice of pedagogical strategies for the classroom. This development was based on discussions held in the Grupo de Estudo e Apoio a Profissionais e Pais de Autista (GEAPPA), formed by parents and teachers of children with ASD, setting this study as action research. As a result was produced a table where the pedagogical descriptions of the CARS-BR descriptors were presented. This result confirms the need for spaces for discussion and training that address all aspects of the process of school inclusion, such as public education policies, legislation, the school environment, the teaching strategies of teaching and learning and human relations that permeate school inclusion.
Keywords: Educação especial
Special education
Autismo
Autism
Educação inclusiva
Inclusive education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citation: SCHMITZ, Adriana Onofre. Desenvolvimento de estratégias pedagógicas a partir da CARS Childhood Autism Rating Scale - versão em português, na inclusão escolar de crianças com TEA. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1490
Issue Date: 10-Mar-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AdrianaOnofreSchmitz.pdf527,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.