Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Scaff, Elisângela Alves da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5361997694984880pt_BR
dc.contributor.referee1Catanante, Bartolina Ramalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4305187131565964pt_BR
dc.contributor.referee2Aranda, Maria Alice de Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155809586937730pt_BR
dc.creatorPires, Carolina Stefanello-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1719562566591067pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-16T17:22:09Z-
dc.date.available2019-08-16T17:22:09Z-
dc.date.issued2015-05-26-
dc.identifier.citationPIRES, Carolina Stefanello. A Formação continuada de professores no plano de ações articuladas de municípios Sul-Mato-Grossenses. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1495-
dc.description.abstractThis work is based on the research of Policies and Managment in Education,. This research is linked to the project: “Valuation in teaching Articulated Action Plan (PAR): analysis of municipalities of Mato Grosso do Sul”. The general aim of this work is to analyze the relantionship between PAR and the continuing education of elementary school teachers in the municipalities of Mato Grosso do Sul. So, the guiding question was to know how the continuing education of teachers who work in elementary school from 1st to 5th grades was being accomplished. In order to answer the question, the documentary research used reports of municipal diagnoses of “PAR” and composed of the data of the three municipalities studied. Furthermore, in addition to the data collected, interviews and questionairies were conducted with representatives of the Municipal Departments of Education, who are responsible for the preparation and/or monitoring of PAR. The program that attended the continuing education of teachers in the elementar school was Pró-Letramento and was the only program related with the main goal of this research. The three municipalities used PAR as a diagnostics for the actions involving education of teachers amongst áreas.en
dc.description.resumoEste trabalho está inserido na linha de pesquisa “Políticas e Gestão da Educação”, que por sua vez está vinculada ao projeto “Valorização docente no Plano de Ações Articuladas (PAR): análise de municípios sul–mato-grossenses”, pesquisa em rede financiada pelo CNPq. Tem como objetivo geral analisar a implementação da formação continuada de professores por meio do Plano de Ações Articuladas em municípios sul-mato-grossenses. Para tanto, tem como questão norteadora, indagar como está sendo a implementação da formação continuada de Professores que atuam no ensino fundamental de 1º ao 5º ano via PAR? Para tentar responder a essa pergunta, metodologicamente a pesquisa foi de cunho quali-quantitativo, composta pelos dados dos três municípios; obtidos via pesquisa documental e como forma de complementar os dados levantados, foram realizados entrevistas e aplicação de questionário aos representantes das Secretarias Municipais de Educação que são responsáveis pela elaboração e/ou monitoramento do PAR. Diante dos fatos observados ao longo da pesquisa, salientamos que o único programa relacionado ao nosso objeto de pesquisa, que atendeu a formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, nestes três municípios pesquisados, foi o Pró-Letramento e os três municípios pesquisados se organizaram e utilizaram o PAR como diagnóstico/planejamento das ações de formação docente em diversas áreas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-16T17:22:09Z No. of bitstreams: 1 CarolinaStefanelloPires.pdf: 1362244 bytes, checksum: 43a58aefe8df39623cb5f9f5f07ba55d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-16T17:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CarolinaStefanelloPires.pdf: 1362244 bytes, checksum: 43a58aefe8df39623cb5f9f5f07ba55d (MD5) Previous issue date: 2015-05-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectPlano de Ações Articuladaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA Formação continuada de professores no plano de ações articuladas de municípios Sul-Mato-Grossensespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarolinaStefanelloPires.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.