Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1496
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Magda Carmelita Sarat-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4301531823989684pt_BR
dc.contributor.referee1Krotsch, Lucas Facundo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3724281307739839pt_BR
dc.contributor.referee2Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3469398097820732pt_BR
dc.contributor.referee3Gebara, Ademir-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1431810046621847pt_BR
dc.creatorSilva, Claudemir Dantes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8647601002763378pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-16T17:23:32Z-
dc.date.available2019-08-16T17:23:32Z-
dc.date.issued2015-03-11-
dc.identifier.citationSILVA, Claudemir Dantes da. Família e educação infantil: relações interdependentes. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1496-
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo discutir las relaciones de interdependencia entre la Familia y la Educación Infantil. Instituciones que a lo largo de la historia se fueron cambiando y asumiendo nuevas funciones, pero manteniendo su importancia social. Buscamos señalar algunos elementos históricos resultantes de los cambios y que nos ayudaron a comprender la familia, el niño y la educación infantil con los cuales nos relacionamos hoy, como frutos de transformaciones históricas, sociales y culturales. El marco teórico del presente trabajo se fundamenta en la obra del sociólogo alemán Norbert Elias con quien dialogamos sobre los conceptos de “interdependencia” y “poder” presentes en las relaciones entre los individuos que participaron de esta investigación. Se trata de una investigación cualitativa que utiliza la técnica de entrevista y cuestionario como instrumento de recolección de datos. Son fuentes de análisis los datos recolectados desde las entrevistas, los cuestionarios y también los documentos producidos en las dos instituciones de educación infantil investigadas, tales como actas de reuniones de padres, Proyecto Político Pedagógico y Reglamento interno. La investigación nos posibilitó formular algunas consideraciones sobre la relación cotidiana entre CEIM y familias. Surgieron importantes aspectos para discusión señalando que no hay todavía, por parte de los profesionales de los CEIMS, el entendimiento de la indisociabilidad del cuidar y el educar, principal función desarrollada por las instituciones de educación infantil; siendo que, por otro lado, las familias entienden el CEIM como una extensión de sus casas, desconsiderando el aspecto formal de esas instituciones.es
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou discutir as relações de interdependência entre a família e a educação infantil. Instituições que ao longo da história, foram se modificando e assumindo novas funções, porém mantendo sua importância social. Procuramos apontar alguns elementos históricos que acarretaram as mudanças e que nos auxiliaram a compreender a família, a criança e a educação infantil com as quais nos relacionamos hoje como sendo frutos de transformações históricas, sociais e culturais. O principal referencial teórico que deu sustentação ao trabalho foi do sociólogo alemão Norbert Elias com quem dialogamos sobre os conceitos de “interdependência” e “poder” presentes nas relações entre os indivíduos que participaram dessa investigação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumentos de coleta de dados a técnica de entrevista e questionário. Foram fontes para análise, os dados coletados a partir das entrevistas, dos questionários e também os documentos produzidos nas duas instituições de educação infantil pesquisadas, tais como atas de reunião de pais, Projeto Político Pedagógico e Regimento interno. A pesquisa nos possibilitou algumas considerações sobre a relação cotidiana entre CEIM e famílias. Alguns aspectos importantes para discussão foram levantados apontando que não há ainda, por parte dos profissionais dos CEIMS, o entendimento da indissociabilidade do cuidar e educar, função principal desenvolvida pelas instituições de educação infantil; por outro lado as famílias percebem o CEIM como a extensão de suas casas, desconsiderando o aspecto formal dessas instituições.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-16T17:23:32Z No. of bitstreams: 1 ClaudemirDantesdaSilva.pdf: 830600 bytes, checksum: 25d9a662eff1345a44a928c5e6996fe0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-16T17:23:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ClaudemirDantesdaSilva.pdf: 830600 bytes, checksum: 25d9a662eff1345a44a928c5e6996fe0 (MD5) Previous issue date: 2015-03-11en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectFamilyen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFamília e educação infantil: relações interdependentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClaudemirDantesdaSilva.pdf811,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.