Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Scaff, Elisângela Alves da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5361997694984880pt_BR
dc.contributor.referee1Souza e Silva, Celeida Maria Costa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322447323539592pt_BR
dc.contributor.referee2Aranda, Maria Alice de Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155809586937730pt_BR
dc.creatorSantos, Fabiana Rodrigues dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2793475151840985pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-16T17:42:58Z-
dc.date.available2019-08-16T17:42:58Z-
dc.date.issued2015-05-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Fabiana Rodrigues dos. Valorização docente em municípios de Mato Grosso do Sul: análise a partir do Plano de Ações Articuladas (PAR). 2015. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1500-
dc.description.abstractThe overall goal of this study is to analyze the contributions of the Joint Action Plan (PAR), as a strategic program of the Education Development Plan (PDE) for the enhancement of the teaching professionals at four different municipalities in Mato Grosso do Sul, in the period between 2007 and 2010. The study points out the actions implemented via PAR that are related to the topics of capacitation, wage floor and teaching career. Bibliographical and documentary research, supported by questionnaires and semi-structured interviews held with the PAR representatives in each location, uphold that the program plays an important role as a local planning instrument enabling the creation of a high standard public educational system in the country. The majority of the actions implemented at the municipalities in study encompass the aspects of continued professional training. However, it is understood that only through the combination of elements concerning salary, career and training, the teaching professionals improvement policies will be achieved.en
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo geral a análise das contribuições do Plano de Ações Articuladas (PAR) enquanto programa estratégico do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a valorização dos profissionais da educação em quatro municípios de Mato Grosso do Sul, no período de 2007 a 2010. Buscou-se evidenciar quais as ações implementadas nos municípios via PAR em torno dos itens formação, piso salarial e carreira docente. Desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com a utilização de questionário e entrevista semiestruturada com os responsáveis do programa nos municípios. Constatou-se que o Plano de Ações Articuladas constitui-se como um importante instrumento de planejamento local que viabiliza a construção de uma educação pública de qualidade no país. Às ações implementadas nos municípios da presente pesquisa contemplam em sua maioria a questão da formação continuada. No entanto, entende-se que somente por meio de um conjunto de ações em torno de salários, carreira e formação as políticas de valorização docente se concretizarão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-16T17:42:58Z No. of bitstreams: 1 FabianaRodriguesdosSantos.pdf: 2138665 bytes, checksum: b24c483daba6f9f2435f41b5b9e7744e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-16T17:42:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FabianaRodriguesdosSantos.pdf: 2138665 bytes, checksum: b24c483daba6f9f2435f41b5b9e7744e (MD5) Previous issue date: 2015-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTeacheren
dc.subjectPlano de Ações Articuladaspt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleValorização docente em municípios de Mato Grosso do Sul: análise a partir do Plano de Ações Articuladas (PAR)pt_BR
dc.title.alternativeTeaching professional improvement at municipalities in Mato Grosso do Sul: Joint Action Plan (PAR) analysisen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabianaRodriguesdosSantos.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.