Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1501
Tipo: | Dissertação |
Título: | Abordagem dos processos de independência: descolonização do Brasil e São Tomé e Príncipe em livros didáticos de história do ensino médio |
Autor(es): | Sousa, João da Silva Pinto de |
Primeiro Orientador: | Santos, Reinaldo dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Furtado, Alessandra Cristina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gandra, Edgar Ávila |
Resumo: | O processo sobre a independência tem sido objeto de múltiplas interpretações, o consenso só existe na visão da independência como momento da quebra da dominação política exercida pela metrópole e do nascimento dos Estados Nacionais. A presente dissertação trata-se de uma pesquisa bibliográfica-documental.Tem por objetivo investigar abordagem sobre processos de independência nos livros didáticos de história do ensino médio adotados nas escolas pública do Brasil e são Tomé e Príncipe. Problematiza a forma como é construído o discurso narrativo sobre os processos de independência nos livros didáticos de história, e a sua influência na formação do educando, estaria criando ou recriando uma imagem já consagrada e como isso reflete na aprendizagem do aluno enquanto sujeito social. O estudo baseia-se em teóricos da História Cultural, tomando-se como categorias de análise o conceito de “representação” e “apropriação”, Roger Chartier (1990) tendo em vista que apropriação está voltada para identificar as representações que são feitas da recepção de algum objeto cultural, no caso, o livro didático de história. A pesquisa permitiu constatar que, o livro didático do primeiro ciclo utilizado em São Tomé é um recorte/adaptação de uma edição portuguesa. E, o livro didático brasileiro, refere-se ao processo de independência na África, de forma genérica e homogeneizante, sem tratar de especificidades e com uma versão de consequência da segunda guerra mundial. Ambos, ainda são marcados por uma visão eurocêntrica. |
Abstract: | The process of independence has been subject to multiple interpretations, consensus exists only in independence vision as a moment of political domination of breaking exerted by the metropolis and the birth of nation states. This work it is a bibliographical and documentary research. It aims to investigate approach to independence processes in textbooks high school history adopted in public schools in Brazil and Sao Tome & Principe. It discusses how the narrative discourse on independence processes in the textbooks of history is built, and its influence on the formation of the student, would be creating or re-creating an image which already exists and how it reflects on student learning as a social subject. The study is based on theoretical Cultural History, taking as categories of analysis the concept of "representation" and "ownership”, Roger Chartier (1990 ) considering that ownership is aimed to identify the representations that are made reception of any cultural object , in this case the history textbook . The research allowed to verify that the textbook used in the first cycle Sao Tome is a cut/adaptation of a Portuguese edition. And the Brazilian textbook refers to the process of independence in Africa, generally and homogenizing way, without addressing specific and a consequence version of World War II. Both are still marked by a Eurocentric view. |
Palavras-chave: | Livro didático Textbooks História - ensino e aprendizagem History - Study and teaching São Tomé e Príncipe - História - Declaração de Independência, 1975 Sao Tome and Principe - History - Declaration of Independence, 1975 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | SOUSA, João da Silva Pinto de. Abordagem dos processos de independência: descolonização do Brasil e São Tomé e Príncipe em livros didáticos de história do ensino médio. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1501 |
Data do documento: | 13-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoaodaSilvaPintodeSousa.pdf | 3,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.