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Tipo: Dissertação
Título: Abordagem dos processos de independência: descolonização do Brasil e São Tomé e Príncipe em livros didáticos de história do ensino médio
Autor(es): Sousa, João da Silva Pinto de
Primeiro Orientador: Santos, Reinaldo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Gandra, Edgar Ávila
Resumo: O processo sobre a independência tem sido objeto de múltiplas interpretações, o consenso só existe na visão da independência como momento da quebra da dominação política exercida pela metrópole e do nascimento dos Estados Nacionais. A presente dissertação trata-se de uma pesquisa bibliográfica-documental.Tem por objetivo investigar abordagem sobre processos de independência nos livros didáticos de história do ensino médio adotados nas escolas pública do Brasil e são Tomé e Príncipe. Problematiza a forma como é construído o discurso narrativo sobre os processos de independência nos livros didáticos de história, e a sua influência na formação do educando, estaria criando ou recriando uma imagem já consagrada e como isso reflete na aprendizagem do aluno enquanto sujeito social. O estudo baseia-se em teóricos da História Cultural, tomando-se como categorias de análise o conceito de “representação” e “apropriação”, Roger Chartier (1990) tendo em vista que apropriação está voltada para identificar as representações que são feitas da recepção de algum objeto cultural, no caso, o livro didático de história. A pesquisa permitiu constatar que, o livro didático do primeiro ciclo utilizado em São Tomé é um recorte/adaptação de uma edição portuguesa. E, o livro didático brasileiro, refere-se ao processo de independência na África, de forma genérica e homogeneizante, sem tratar de especificidades e com uma versão de consequência da segunda guerra mundial. Ambos, ainda são marcados por uma visão eurocêntrica.
Abstract: The process of independence has been subject to multiple interpretations, consensus exists only in independence vision as a moment of political domination of breaking exerted by the metropolis and the birth of nation states. This work it is a bibliographical and documentary research. It aims to investigate approach to independence processes in textbooks high school history adopted in public schools in Brazil and Sao Tome & Principe. It discusses how the narrative discourse on independence processes in the textbooks of history is built, and its influence on the formation of the student, would be creating or re-creating an image which already exists and how it reflects on student learning as a social subject. The study is based on theoretical Cultural History, taking as categories of analysis the concept of "representation" and "ownership”, Roger Chartier (1990 ) considering that ownership is aimed to identify the representations that are made reception of any cultural object , in this case the history textbook . The research allowed to verify that the textbook used in the first cycle Sao Tome is a cut/adaptation of a Portuguese edition. And the Brazilian textbook refers to the process of independence in Africa, generally and homogenizing way, without addressing specific and a consequence version of World War II. Both are still marked by a Eurocentric view.
Palavras-chave: Livro didático
Textbooks
História - ensino e aprendizagem
History - Study and teaching
São Tomé e Príncipe - História - Declaração de Independência, 1975
Sao Tome and Principe - History - Declaration of Independence, 1975
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SOUSA, João da Silva Pinto de. Abordagem dos processos de independência: descolonização do Brasil e São Tomé e Príncipe em livros didáticos de história do ensino médio. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1501
Data do documento: 13-Mai-2015
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