Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1502
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.contributor.referee1Kaplan, Carina Viviana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9603547984556108pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Elizabeth Matos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1392359047616558pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Neimar Machado de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2521988816697732pt_BR
dc.contributor.referee4Martins, Morgana de Fátima Agostini-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425072594458947pt_BR
dc.creatorSotolani, Márcia Corrêa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8880563004915953pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-19T17:25:44Z-
dc.date.available2019-08-19T17:25:44Z-
dc.date.issued2015-05-30-
dc.identifier.citationSOTOLANI, Márcia Corrêa. Tecnologias da informação e comunicação e distorções em trabalhos no ensino superior. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1502-
dc.description.abstractThis research study aims to contribute to the discussion and reflection of guidelines that help not only to avoid, by means of educational and informative actions, but also to address and combat the various types of distortions in the academic production. For that reason, the problematic, which guided this study aimed to answer the following question: What are the challenges of academia today in relation to the occurrence of distortions in academic work? Accordingly, the objectives of this research were exactly analyze the production and dissemination of knowledge in higher education; characterize different types of distortions of occurrences in the production of academic work; discuss the various types of distortions of this academic production in judicial perspectives, ethics, educational and technology; and reflect about the main factors associated with the occurrence of distortions in the production of academic activities in higher education. Several scientific procedures to be used in an academic production and the student / researcher must choose the most appropriate method for each situation and, in parallel, maintain ethics, the responsibility and the integrity in the various stages of development and production of an academic paper, such as data collection and manipulation of the results, even in a context where, currently, the speed, the offers of search sites available online material, are more attractive and accessible to all people.en
dc.description.resumoA presente pesquisa de estudo visa contribuir para a discussão e reflexão de diretrizes que ajudem não apenas a prevenir, por meio de ações educativas e esclarecedoras, mas também a tratar e combater os diversos tipos de distorções na produção acadêmica. De modo que, a problematização, que norteou este trabalho, buscou a resposta da seguinte questão: Quais os desafios da academia hoje, em relação à ocorrência de distorções em trabalhos acadêmicos? Por esta razão, os objetivos, desta pesquisa, foram exatamente analisar a produção e difusão do conhecimento no ensino superior; caracterizar os diferentes tipos de ocorrências de distorções na produção de trabalhos acadêmicos; problematizar os diversos tipos de distorções desta produção acadêmica nas perspectivas judicial, ética, educacional e tecnológica; além de refletir acerca dos principais fatores associados à ocorrência de distorções na produção de atividades acadêmicas no ensino superior. São vários os procedimentos científicos a serem utilizados em uma produção acadêmica e o aluno/pesquisador deve escolher o método mais apropriado para cada situação e, paralelamente, manter a ética, a responsabilidade e a integridade nas diversas etapas da elaboração e produção de um trabalho acadêmico, tais como coleta dos dados e manipulação dos resultados, mesmo num contexto onde atualmente a rapidez, as ofertas de sites de pesquisa, de material disponível online, sejam mais atraentes e acessíveis a todas as pessoas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-19T17:25:44Z No. of bitstreams: 1 MarciaCorreaSotolani.pdf: 1099338 bytes, checksum: 1f9bb4aafa27d696c066fd633b1935a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-19T17:25:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarciaCorreaSotolani.pdf: 1099338 bytes, checksum: 1f9bb4aafa27d696c066fd633b1935a4 (MD5) Previous issue date: 2015-05-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectPlágiopt_BR
dc.subjectPlagiarismen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTecnologias da informação e comunicação e distorções em trabalhos no ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarciaCorreaSotolani.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.