Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1503
Tipo: Dissertação
Título: O Impacto dos recursos de tecnologia assistiva na educação e inclusão da pessoa com deficiência visual
Autor(es): Nascimento, Ricardo Augusto Lins do
Primeiro Orientador: Bruno, Marilda Moraes Garcia
Resumo: Este trabalho teve como propósito investigar o impacto da tecnologia assistiva na educação e inclusão de pessoas com deficiência visual. Os objetivos específicos foram: identificar os recursos de tecnologia assistiva utilizados pelas pessoas com deficiência visual e a funcionalidade dos mesmos; analisar as vantagens e desvantagens dos recursos mais utilizados; elaborar estratégias de adaptação/adequação em conjunto com os usuários. Quanto ao delineamento o teórico-metodológico trata-se de pesquisa-ação, fundada nos estudos culturais, por meio de estudos de caso. O primeiro estudo,analisou a funcionalidade dos recursos de tecnologia assistiva através de questionário realizado com 10 pessoas com deficiência visual, acadêmicos e profissionais da área.O segundo estudo, consistiu na vivência e utilização dos recursos investigados de modo a ilustrar o impacto dos mesmos na educação de um estudante cego do curso Técnico em Informática do IFMS de Ponta Porã, MS. Nesse processo foram realizadas ações colaborativas entre os professores e demais estudantes do curso e criado um jogo pedagógico com a ajuda do estudante participante da pesquisa. Os resultados indicam que os recursos mais utilizados pelos entrevistados foram: o Dosvox, sistema computacional funcional que centraliza aplicativos, desprezando as características visuais dos sistemas; o leitor de tela NVDA foi o mais recomendado por ser gratuito e por estar em constante desenvolvimento. Foram identificadas funcionalidades, vantagens e desvantagens de outros recursos, incluindo sugestões de melhoria, principalmente em relação ao MecDaisy. Quanto ao impacto da tecnologia assistiva na educação e inclusão de pessoas com deficiência visual há fortes indicadores de avanço no processo educacional e mudança efetiva quanto a comunicação e interação com a inclusão digital.O estudante saiu da situação de mero expectador para participante da Sociedade de Informação mediante o acesso, domínio e uso efetivo dos recursos de Tecnologia Assistiva, o que permitiu maior interação com os professores, colegas, acesso ao conhecimento e participação em projeto de inovação.
Abstract: This assignment had as purpose searching the impact of the assistive technology in education and inclusion of people with Visual Deficit. The specific objectives were: indentifying the Assistive Technology Resources used by people with visual deaf and the functionality of those; analyzing the advantages and disadvantages of the most used resources; elaborate adaptation/adequation strategies in conjunct with the users. As for this assignment’s methodological delineation, it is a action research, based on cultural studies, by case study. The first study, analyzed the functionality of the assistive technology resources, through questionary accomplished with 10 people with visual deaf, academic and professional at the area. The second study consisted on the living and use of the investigated resources, to illustrate the impact of those in the education of a student with visual deaf from the Technical course in Informatics of IFMS in Ponta Porã, MS. At this process were accomplished collaborative actions between the teachers and the others students of the course and created a pedagogic game with the help of the student participant of the research. The results show that the most used resources used by the interviewed are: Dosvox, functional computer system that centralizes applications, despising the visual characteristics of the systems; the screen reader NVDA were the most recommended for being free and for being in constant development. There were indentified functionalities, advantages and disadvantages of other resources, including improvement suggestions, mainly about MecDaisy. About the impact of assistive technology in the education of people with visual deaf there are strong indicators of advance in the educational process and effective change about communication and iteration with the digital inclusion. The student left the situation of mere spectator to part of Information Society by the access, domination and effective use of the Assistive Technology resources, what allowed higher iteration with teachers, colleagues, access to knowledge and participation in innovation.
Palavras-chave: Cegueira
Blindness
Tecnologia assistiva
Assistive technology
Educação inclusiva
Inclusive education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: NASCIMENTO, Ricardo Augusto Lins do. O Impacto dos recursos de tecnologia assistiva na educação e inclusão da pessoa com deficiência visual. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1503
Data do documento: 8-Mai-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RicardoAugustoLinsdoNascimento.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.