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Tipo: Dissertação
Título: A História da “Casa Escola o Infantil do Bom Senso” em Dourados-MS (1973-1986)
Autor(es): Santos, Ronise Nunes dos
Primeiro Orientador: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Biccas, Maurilane de Souza de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
metadata.dc.contributor.referee3: Brazil, Maria do Carmo
Resumo: Esta pesquisa de Mestrado em Educação inscrita na linha de História da Educação, Memória e Sociedade, vincula-se ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Brasil, intitulada História da “Casa Escola O Infantil do Bom Senso” em Dourados-MS (1973–1986), cujo objetivo é analisar a história desta instituição pré-escolar. A indagação central é: Como se deu o processo de institucionalização, implantação e funcionamento da “Casa Escola O Infantil do Bom Senso” (CEOIBS) de Dourados-MS? O arco temporal inicia em 1973 por demarcar a realização do “Projeto de Curso Supletivo de Treinamento com Participação Comunitária para Professoras da Casa Escola O Infantil do Bom Senso”, que aconteceu de 21.11.1973 a 12.01.1974. Este curso, realizado pelo Departamento Supletivo de Ensino, da Secretaria de Educação e Cultura de Mato Grosso (Uno), serviu à formação do primeiro corpo docente desta instituição de educação pré-escolar pública. O ano de 1986 sinaliza a extinção do funcionamento da CEOIBS nos moldes iniciais e em espaços improvisados, ou seja, em casas alugadas pelo Governo do Estado e utilizadas para fins educativos. Em 1986, a CEOIBS instalou-se em prédio novo construído na Escola Estadual Castro Alves (EECA), à qual foi integrada pelo Decreto nº 2030, a 07.07.1974, conquistando após 12 anos de reivindicações espaço próprio e adequado ao atendimento da criança pré-escolar. Metodologicamente, esta investigação de caráter documental realizou pesquisa de campo em fontes documentais no arquivo passivo da EECA e em documentos administrativos do Departamento Regional de Educação e Cultura (DREC), depositados no Centro de Documentação Regional (CDR), da UFGD. A pesquisa norteia-se pela perspectiva da Nova História Cultural ligada à História do Tempo Presente, ancorada em autores da História da Educação como Burke (1992), Certeau (2002), Chartier (1990; 2006), Cunha e Silva (2013), Dosse (2012), Freitas e Biccas (2009), Kishimoto (1990; 1999), Kramer (1982; 1989; 1997), Kuhlmann Júnior (1998; 2001), Magalhães (1998; 2004 2005), Rosemberg (1989; 1992), Sá (2007; 2012), Silva (1997; 2003; 2005), Silva e Rosa (2001), e outros. Resultados indicam que a CEOIBS de Dourados fez parte de um projeto estadual maior, criado pelo Decreto nº 2328, de novembro de 1974, no Governo de José Manuel Fontanillas Fragelli, a ser instalado em seis cidades-sede: Cuiabá, Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana e Dourados, vindo constituir-se na primeira iniciativa de educação pré-escolar pública, marco representativo da história da educação em Mato Grosso (Uno).
Abstract: This Master’s research in the field of study Education History, Memory and Society belonging to the Program of Graduate Studies, Faculty of Education, of Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Brazil, entitled History “Casa Escola O Infantil do Bom Senso” in Dourados-MS (1973–1986). The research aims to analyze the history of this preschool institution. The central question is: How did the process of institutionalization, implementation and operation of “Casa Escola O Infantil do Bom Senso” (CEOIBS), took place in the city of Dourados, Mato Grosso do Sul? The temporal arc starts in 1973 by demarcating the achievement of “Supplementary Course project with Community Participation Training for Teachers Casa Escola O Infantil do Bom Senso”, held from 21th November 1973 to 12th January 1974. This course conducted by Supletivo Department of Education, Department of Education and Mato Grosso Culture (Uno), aimed the formation of the first faculty of this public preschool education institution. The 80’s mark the termination of operation of CEOIBS, the initial molds and in makeshift spaces, in rented houses by the State and used for educational purposes. In 1986, CEOIBS changed to a new building built at Castro Alves School, that was integrated by Decree No. 2030, 07.07.1974, winning after twelve years of claims space proper and adequate care of the child preschool. Methodologically, this documentary character research conducts field research in documentary sources in the passive file of Castro Alves School in official documents of the Regional Department of Education and Culture (DREC), deposited in the Centro de Documentação Regional (CDR), the UFGD. The research is guided by the New Cultural History perspective linked to the History of the Present Time, anchored on authors of History of Education as Burke (1992), Certeau (2002), Chartier (1990; 2006), Cunha e Silva (2013), Dosse (2012), Freitas e Biccas (2009), Kishimoto (1990; 1999), Kramer (1982; 1989; 1997), Kuhlmann Júnior (1998; 2001), Magalhães (1998; 2004; 2005), Rosemberg (1989; 1992), Sá (2007; 2012), Silva (1997; 2003; 2005), Silva e Rosa (2001) and others. Results show that CEOIBS Dourados was part of a larger state project created by Decree No. 2328 of November 1974, the Government of José Manuel Fontanillas Fragelli to be installed in six host cities: Cuiabá, Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana and Dourados, constituted the first initiative of public preschool education, representative landmark of the history of education in Mato Grosso (Uno).
Palavras-chave: Educação - história
Educational history
Pré-escola
Preschools
Dourados (Mato Grosso do Sul)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SANTOS, Ronise Nunes dos. A História da “Casa Escola o Infantil do Bom Senso” em Dourados-MS (1973 – 1986). 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1505
Data do documento: 29-Mai-2015
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