Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1508
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.contributor.referee1Furtado, Alessandra Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352539741899197pt_BR
dc.contributor.referee2Valim, Alexandre Busko-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2389703104377365pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Magda Carmelita Sarat-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4301531823989684pt_BR
dc.creatorLuiz, Marilda Cabreira Leão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8736527241495906pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-19T17:40:32Z-
dc.date.available2019-08-19T17:40:32Z-
dc.date.issued2012-04-02-
dc.identifier.citationLUIZ, Marilda Cabreira Leão. Retratos da escola: a organização do acervo fotográfico e a utilização de imagens como fontes em história da educação. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1508-
dc.description.abstractThis research started with the organization of pictures about the State's School Rotary Dr. Nelson de Araujo, in the city of Dourados, state of Mato Grosso do Sul, Brazil, in the period lion 1980 to 2010. About this, we search for theoretical references that conceive pictures as document, as an source in Educacional History. We look for theories in Social Sciences, Comunication and History, to understand the importance of pictures as a record of history and memory of scholar institution. Our research also extended with readings in the field of archives, what helped us to work in the organization of the pictures of the school. In the same time, we encourage a culture of organization, through a plan of intervention in the school. We had developed a project with students and teachers to encourage the scholar comunity to archive, organize and deliver your imagery memory. Using technological resources available at school, such as computer, scanner, digital camera and printer, we promote the cataloging and digitization of the school photographic collection. We organize three types of image archives: a physical collection with the original images, and a digital archive for provision and access. Although it wasn't part of the objective, we made an analysis of some images, to show how its possible to make a dialogue with the images, as a way to study the historical context the school.en
dc.description.resumoO ponto de partida desta pesquisa foi a organização das imagens fotográficas da Escola Estadual Rotary Dr. Nelson de Araújo, localizada na cidade de Dourados - Mato Grosso do Sul, Brasil. A partir disso, buscamos suporte em referenciais teóricos que abordam a fotografia como documento, como fonte para os pesquisadores e pesquisadoras em História da Educação. Para tanto, buscamos referências bibliográficas das Ciências Sociais, da Teoria da Comunicação e da História, para melhor compreender a importância da fotografia como registro da História e da Memória da instituição escolar. Nossa pesquisa também se estendeu com leituras na área da arquivística, o que nos auxiliou a realizar o trabalho de organização e catalogação dos registros fotográficos da referida escola. Ao mesmo tempo em que realizamos este trabalho no campo teórico, também incentivamos uma cultura de organização dos arquivos de imagens fotográficas, através de um plano de intervenção na escola. Desenvolvemos um projeto com alunos e professores para incentivar e estimular a comunidade escolar, dentro de seus limites e possibilidades, arquivar, organizar e disponibilizar sua memória imagética. Utilizando-se dos recursos tecnológicos disponíveis na escola, como computador, scanner, câmera digital, impressora, promovemos a catalogação e digitalização do acervo fotográfico da escola. Organizamos três tipos de acervos com as imagens - um acervo fisico com as imagens originais, um acervo de reprodução das imagens, e um acervo digital para disponibilização e acesso. Embora não fazendo parte dos objetivos a análise das imagens, mesmo assim, foi feito um diálogo a partir delas, na tentativa de mostrar que, além de disponibilizar sua memória imagética, é possível refletir sobre as imagens fotográficas, como forma de registrar o contexto histórico da escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-19T17:40:32Z No. of bitstreams: 1 MarildaCabreiraLeaoLuiz.pdf: 4724536 bytes, checksum: 659da80aed7fd9e42a460bfda74ecb91 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-19T17:40:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarildaCabreiraLeaoLuiz.pdf: 4724536 bytes, checksum: 659da80aed7fd9e42a460bfda74ecb91 (MD5) Previous issue date: 2012-04-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - históriapt_BR
dc.subjectEducational historyen
dc.subjectFotografias na educaçãopt_BR
dc.subjectPhotography in educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRetratos da escola: a organização do acervo fotográfico e a utilização de imagens como fontes em história da educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarildaCabreiraLeaoLuiz.pdf4,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.