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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1509
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Concepções de gênero, sexualidade e corpo apresentadas nos livros didáticos de ciências de Carlos Barros (1980-1990) |
metadata.dc.creator: | Poloni, Josiane Alves |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Furtado, Alessandra Cristina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Elaine |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Magda Carmelita Sarat |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar como se apresentavam as concepções de corpo, gênero e sexualidade nas edições do livro "O Corpo Humano", pertencente à Coleção de "Programas de Saúde", de autoria de Carlos Barros, publicados nas décadas de 1980 e 1990. Para tanto, busca ainda descrever e analisar as edições que circularam no período investigado, no que diz respeito à materialidade do livro, bem como examina e compara quais foram as mudanças ocorridas das edições do livro de 1980 para 1990. O recorte temporal no período justifica-se por sinalizar um contexto de políticas governamentais acerca do livro didático no Brasil, devido à implantação do Programa Nacional do Livro Didático, em 1985, e, também por marcar um período de mudanças nas edições do livro analisado, sobretudo pelo falecimento do autor Carlos Barros, em 1994. O referencial teórico desta pesquisa está voltado para a História, História da Educação, Gênero, Sexualidade e Corpo. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma pesquisa documental, que contou com algumas edições do livro "O Corpo Humano", de Carlos Barros, mais especificamente, com a seleção de 10 livros. Os resultados apontaram que o livro didático "O Corpo Humano - Programas de Saúde", no período pesquisado passou por mudanças, que estiveram relacionadas à influência das reformulações curriculares ocorridas para suprir as exigências sociais e relacionadas às descobertas científicas. No que diz respeito às concepções de gênero, sexualidade e corpo presentes nos livros didáticos de Ciências de Carlos Barros, das décadas de 1980 e 1990, pôde verificar-se que apesar dos livros trazerem concepções em parte biologistas, apresentam relevantes contribuições, principalmente, na década de 1990, com a inserção das discussões sobre o corpo e sexualidade com uma abordagem mais voltada ao cotidiano do público jovem. Conclui-se, então que, as edições do livro nos anos de 1990 se fazem de certo modo diferenciada das edições dos anos de 1980, sobretudo no que diz respeito à questão da sexualidade. |
Abstract: | This paper aims to analyze how concepts of body, gender and sexuality issues in the book "The Human Body", belonging to the Collection "Health Programs", authored by Carlos Barros, published in the 1980s and 1990s, were presented . It seeks also to describe and analyze the issues that have circulated in the investigated period, with regard to the materiality of the book, as well as examines and compares what were the changes in the editions of 1980 to 1990. The time frame for the period is justified by flagging a context of government policies on the textbook in Brazil, due to the implementation of the National Textbook, in 1985, and also mark a period of change in the editions of the book under review, especially the death of the author Carlos Barros in 1994. The theoretical framework of this research is focused on History, History of Education, Gender, Sexuality and the Body. The methodology is characterized as documentary research, which featured some editions of the book "The Human Body", by Carlos Barros, more specifically, with the selection of 10 books. The results showed that the textbook "The Human Body - Health Programs" during the studied period suffered changes that were related to the influence of curricular changes occurring to meet the requirements related to social and scientific discoveries. With regard to the concepts of gender, sexuality and body found in science textbooks Carlos Barros, the 1980s and 1990s, could be seen that despite the books bring conceptions partly biologists, have significant contributions, especially in 1990s, with the inclusion of discussions about the body and sexuality with a more focused approach to the everyday young audience. It concludes that, editions of the book in the 1990s are made in a way different from the editions of 1980, particularly with regard to the issue of sexuality. |
Keywords: | Livro didático Textbooks Sexualidade Sexuality Questões de gênero Gender issues |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Grande Dourados |
metadata.dc.publisher.initials: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citation: | POLONI, Josiane Alves. Concepções de gênero, sexualidade e corpo apresentadas nos livros didáticos de ciências de Carlos Barros (1980-1990). 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1509 |
Issue Date: | 24-Apr-2013 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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