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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Criação do conhecimento organizacional: os quatro modos de conversão do conhecimento na Cooperativa Agroindustrial do Vele de Ivinhema - COOPAVIL
metadata.dc.creator: Silva, Ivânia Freire da
metadata.dc.contributor.advisor1: Binotto, Erlaine
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Fabiula Meneguete Vides da
metadata.dc.contributor.referee2: Siqueira, Elisabete Stradiotto
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho consiste em verificar como ocorrem os modos de conversão do conhecimento, no contexto da Cooperativa Agroindustrial do Vale do Ivinhema Ltda - COOPAVIL, por meio da aplicação do modelo de Nonaka e Takeuchi (1997). Trata-se de um estudo descritivo e explicativo de caráter qualitativo, complementada por dados quantitativos. A pesquisa foi realizada com os cooperados, gerentes e dirigentes da cooperativa, situada em Nova Andradina- MS. Para coletar os dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada como instrumento de pesquisa, com uso de gravação e os mesmos foram tratados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os principais resultados da pesquisa mostram que, na fase de socialização e intemalização, as ações e atividades realizadas pela cooperativa para os cooperados, tais como, "Dias de Campo" e encontros anuais de cooperados, promovem a interação do grupo. O que favorece a troca de experiência dos produtores e um novo aprendizado por meio da observação em propriedades que já avançaram tecnologicamente o processo produtivo. Também, o aprendizado por meio de informações repassadas pelos técnicos da cooperativa, em parceria com AGRAER-MS e OCB-MS, com o uso de relatos e histórias. Na fase de extemalização e combinação do conhecimento, os cooperados fazem o uso do diálogo informal em consultas aos diretores e gerentes, mas sem compartilhar da sua visão, o que não favorece o surgimento do conhecimento conceitua Assim, como não se registram em documentos as informações técnicas, bem como, não utilizam informática. Percebeu-se, que o site, sendo um meio informacional da cooperativa, somente é citado por gerentes e diretores da cooperativa. Portanto, os quatro modos de conhecimento ocorrem na cooperativa de forma desarticulada. O que ressalta a necessidade de intensificar atividades práticas para integrar os grupos, pois estas oportunizam o acesso a informação e tende a criar um novo conhecimento.
Abstract: The aim of this investigation is to verify as occurring modes of knowledge conversion, in the context of Cooperativa Agroindustrial do Vale de Ivinhema Ltda - COOPAVIL, by applying the model of Nonaka and Takeuchi (1997). This is a qualitative research study of and descriptive and explanatory complemented by quantitative data. The survey was conducted with members, managers and directors of the cooperative, located, located in Nova Andradina-MS. To collect data, we used the semistutuctured interview as a research tool, using the same recording and were treated by means of content analysis proposed by Bardin (2011). The main results show that, at the stage of socialization and internalization, the actions and activities of the cooperative for the cooperative, such as "Days Field" and the annual meetings of members, promote group interaction. What fosters the exchange of experience of producers and new learning through observation on properties that have advanced technological production process. Also, the learning by means of information repassed by the technicians of the cooperative, in partnership with AGRAER-MS and OCB-MS, whit the use of reports and stories. In phase of externalization and combination of knowledge, the cooperative members make use of dialogue in informal consultations to directors and managers, but without sharing its vision, what does not favor the development of conceptual knowledge. So as not to record document is technical information as well as do not used computer. It was perceived that the website, as a means of cooperative informational only is cited by managers and directors of the cooperative. Therefore, the four modes of knowledge occur in the cooperative form of unarticulated. What underscores the need to intensify practical activities for integrate the groups because these nurture and aces to information tend to create new knowledge.
Keywords: Gestão do conhecimento
Knowledge management
Sociedades cooperativas
Cooperative societies
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA AGRARIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Agronegócios
Citation: SILVA, Ivânia Freire da. Criação do conhecimento organizacional: os quatro modos de conversão do conhecimento na Cooperativa Agroindustrial do Vele de Ivinhema - COOPAVIL. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado Agronegócios) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1517
Issue Date: 22-Mar-2013
Appears in Collections:Mestrado em Agronegócios

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