Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Binotto, Erlaine-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5823505442014380pt_BR
dc.contributor.referee1Malafaia, Guilherme Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2834228503391552pt_BR
dc.contributor.referee2Vilpoux, Olivier Francois-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8840173674573913pt_BR
dc.creatorAkahoshi, Wesley Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8736939787147544pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-21T18:49:35Z-
dc.date.available2019-08-21T18:49:35Z-
dc.date.issued2013-02-28-
dc.identifier.citationAKAHOSHI, Wesley Batista. Capital social e a fidelização do cooperado: caso da COPASUL, Mato Grosso do Sul. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado Agronegócios) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1518-
dc.description.abstractThe capital has been used with some frequency to explain the social and economic development of communities and cooperation between people. This way, this study aims to investigate the role of social capital for the loyalty cooperate& The research is characterized as descriptive and exploratory of qualitative character, complemented by quantitative data, in other words mixed methods. A case study was conducted through interviews with managers and cooperative people, at the Cooperativa Agricola Sul Matogrossense - Copasul, Navirai/MS. The survey results show that social capital can be acquired through social interactions within and outside of the cooperative and that communities of practice can be important sources for the origin of this capital. The relationships of mist, cooperation and informal norms are the basis for the accumulation of capital in the cooperative organization. The action of the cooperative upright principles as honesty, transparency, reliability, as well as fidelity by the associated producers, it makes the Copasul hold the cooperative group postures. It is asserted that the cooperativism, when performed based on their principles and developed in a planned manner in all its aspects it is presented as a model for creating volume of social capital, and be decisive for the success of the cooperative.en
dc.description.resumoO capital social tem sido utilizado com certa frequência para explicar o desenvolvimento econômico e social de comunidades e também a cooperação entre pessoas. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo investigar o papel do capital social para a fidelização do cooperado. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória de caráter qualitativo, complementada por dados quantitativos, ou seja métodos mistos. Foi realizado estudo de caso por meio de entrevistas com gestores e cooperados e análise documental na Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense - Copasul, Naviraí/MS. Os resultados da pesquisa mostram que o capital social pode ser adquirido por meio de interações sociais, dentro e fora do ambiente da cooperativa e que as comunidades de prática podem ser fontes importantes para origem desse capital. As relações de confiança, a cooperação e as normas informais são a base para o acúmulo do capital social na organização cooperativa. As ações da cooperativa baseada em princípios probos como honestidade, transparência, confiabilidade, assim como, a fidelidade por parte dos produtores associados, fazem com que a Copasul mantenha as posturas cooperativas do grupo. Constata-se que o cooperativismo, quando realizado com base nos seus princípios e desenvolvido de forma planejada em todos os seus aspectos se apresenta como um modelo que permite criar volume de capital social, e ser determinante para o sucesso da cooperativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-21T18:49:35Z No. of bitstreams: 1 WesleyBatistaAkahoshi.pdf: 755354 bytes, checksum: 454d7490a81ec4d89f5a44d4a98d235d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-21T18:49:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WesleyBatistaAkahoshi.pdf: 755354 bytes, checksum: 454d7490a81ec4d89f5a44d4a98d235d (MD5) Previous issue date: 2013-02-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Agronegóciospt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCooperativas agrícolaspt_BR
dc.subjectAgricultural cooperativesen
dc.subjectCapital social (Economia)pt_BR
dc.subjectCapital, social (Economics)en
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleCapital social e a fidelização do cooperado: caso da COPASUL, Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Agronegócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WesleyBatistaAkahoshi.pdf737,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.