Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1527
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Geografia e cinema: outras imagens para se pensar a fronteira do fazer geográfico |
metadata.dc.creator: | Boer, Gabriela Laurito |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Goettert, Jones Dari |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferraz, Claudio Benito Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ó Filho, Antônio Carlos Queiroz do |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho possui como objetivo discutir o conceito de fronteira nos filmes “Amélia” (2000) e “Fronteira” (2008). O cinema visa estabelecer novos referenciais para embasar o debate sobre o conceito de fronteira, a partir da exploração de uma base bibliográfica advinda da própria ciência geográfica, da filosofia e dos estudos cinematográficos. O conceito filosófico de rizoma, proposto por Deleuze e Guattari, liga estes três planos, utilizando o cinema como intercessor, como potencializador de pensamentos sobre o tema estudado aqui. As concepções hegemônicas de fronteira como separação e encontro nas ciências humanas aparecem em ambos os filmes, mas são reafirmadas principalmente em “Amélia”, no qual os encontros entre as protagonistas estão sempre a ressaltar suas diferenças. O que se coloca de novo neste filme é a fronteira delimitada pela irmã morta das protagonistas, que se impõe como presença, mesmo estando fora do enquadramento. No filme “Fronteira” são discutidas as categorias geográficas para a compreensão que a fronteira é o limite onde as pessoas constroem seus referenciais de orientação e localização. |
Abstract: | This work aims to discuss the concept of border in two Brazilian movies: “Amelia” (2000) and “Fronteira” (2008). The film aims to set new standards to support the debate on the concept of border, from the operation of a bibliographic database arising from the very geographical science, philosophy and film studies. The philosophical concept of rhizome, proposed by Deleuze and Guattari, connects these three planes, using cinema as intercessor, as potentiator of thoughts on the subject studied here. The border hegemonic conceptions as separation and meeting the humanities appear in both films, but mostly are reaffirmed in “Amelia” in which encounters between the protagonists are always emphasize their differences. What arises again in this film is the boundary delimited by the sister of the dead protagonists, which is imposed as presence, even outside of the frame. In the film “Fronteira” are discussed geographical categories for understanding that the border is the limit where people build their reference of orientation and location. |
Keywords: | Geofilosofia Geophilosophy Região de fronteira Borderlands Cinema |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Grande Dourados |
metadata.dc.publisher.initials: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Geografia |
Citation: | BOER, Gabriela Laurito. Geografia e cinema: outras imagens para se pensar a fronteira do fazer geográfico. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1527 |
Issue Date: | 30-Apr-2015 |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GabrielaLauritoBoer.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.