Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernandes, Célia Regina Delácio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4978877013343192pt_BR
dc.creatorBeluque, Maria Helena Touro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4328292108831216pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-26T18:48:20Z-
dc.date.available2019-08-26T18:48:20Z-
dc.date.issued2011-02-25-
dc.identifier.citationBELUQUE, Maria Helena Touro. As Tramas dos contos de fadas na formação de sujeitos-leitores: (re)construindo sentidos em A Bela adormecida e a Moça tecelã. 2011. 142 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1552-
dc.description.abstractThis work is built up from an interdisciplinary approach between literature and psychoanalysis. The link between the both knowledge is the concept of reading, which is sometimes just a background, and sometimes is in the foreground of discussion. Initially, we highlight important questions about the concept of reading, as well as the formation of readers, in order to contribute to this process, having in view, trainers and mediators. In a second stage, we trace a historical overview of traditional and contemporary fairy tales, and we also emphasize their importance not only in the formation of readers, but also as helpers in coping with unconscious conflicts. In order to analyze both contributions we have included the tales Sleeping Beauty, by the Brothers Grimm, and The Weaver Girl, by Marina Colasanti. In the first one, we see the construction of meanings already held by Bettelheim, within psychoanalysis, and expanding our focus of analysis, we achieve possible symbolizations regarding the type of reader that the story suggests. As for the second one, we perform the same movement, coming from our analysis, of psychoanalytic symbolizations, and that which refers to the readers. In this way, it was possible to see relations between literature and psychoanalysis in several aspects, from the intertwined paths of these subjects in the historical context, even the meanings we built from the tales, which relate to reading and life.en
dc.description.resumoEste trabalho edifica-se a partir de uma abordagem interdisciplinar entre literatura e psicanálise. O elo entre os saberes consiste no conceito de leitura, que ora é tido como pano de fundo, ora está em primeiro plano da discussão. Inicialmente, buscamos evidenciar questões importantes quanto ao conceito de leitura, bem como a formação de leitores, a fim de contribuirmos com tal processo, tendo em vista, os formadores e mediadores. Em um segundo momento, traçamos um panorama histórico dos contos de fadas tradicionais e contemporâneos, além de ressaltarmos a importância do gênero na formação dos leitores e, também, como auxiliadores no enfrentamento de conflitos inconsciente. Com o intuito de analisar ambas contribuições, incluímos os contos A Bela Adormecida, dos Irmãos Grimm, e A Moça Tecelã, de Marina Colasanti. No primeiro, verificamos as construções de sentidos já realizadas por Bettelheim, no âmbito psicanalítico, e ampliando nosso foco de análise, alcançamos possíveis simbolizações com relação ao tipo de leitor que o conto sugere. Já com o segundo, realizamos o mesmo movimento, partindo de nossas construções de análises tanto as simbolizações psicanalíticas, quanto à relativa aos leitores. Desse modo, foi possível observarmos relações entre literatura e psicanálise em vários aspectos, desde os caminhos entrelaçados das disciplinas no contexto histórico, até as significações que construímos a partir dos contos, que dizem respeito a leitura e a vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-26T18:48:20Z No. of bitstreams: 1 MariaHelenaTouroBeluqueGuedes.pdf: 827444 bytes, checksum: 73454cc76cf3ee284f8fc58a8e95733e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-26T18:48:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariaHelenaTouroBeluqueGuedes.pdf: 827444 bytes, checksum: 73454cc76cf3ee284f8fc58a8e95733e (MD5) Previous issue date: 2011-02-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectLeitura - hábitopt_BR
dc.subjectReading interestsen
dc.subjectConto de fadaspt_BR
dc.subjectFairy talesen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleAs Tramas dos contos de fadas na formação de sujeitos-leitores: (re)construindo sentidos em A Bela adormecida e a Moça tecelãpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaHelenaTouroBeluqueGuedes.pdf808,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.