Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1570
Tipo: Dissertação
Título: Níveis de infestacão por moscas das frutas (Diptera: Tephritidae) e longevidade de Anastrepha sororcula zucchi em goiaba branca e vermelha (Psidium guajava L.) na região de Dourados-MS, Brasil
Autor(es): Arruda, Andrea Souza de
Primeiro Orientador: Uchoa-Fernandes, Manoel Araecio
metadata.dc.contributor.referee1: Gaona, Jairo Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Graciolli, Gustavo
Resumo: A fruticultura é um empreendimento agrícola mundialmente importante e que movimenta anualmente 430 milhões de dólares no país. A goiaba Psidium guajava L. (Myrtaceae) no Brasil tem sua produção comprometida por várias espécies de moscas das frutas, destacando-se Anastrepha sororcula Zucchi, 1979. Esta mosca é amplamente distribuída e encontra-se entre as sete mais importantes espécies pragas de frutas no Brasil. Os juvenis das espécies de moscas das frutas se desenvolvem endofíticamente, o que dificulta seu controle. Por isso, para subsidiar estratégias de manejo de suas populações, são necessários conhecimentos sobre biologia, ecologia e comportamento. Este trabalho avaliou os níveis de infestação de moscas das frutas (Tephritidae) em goiaba branca e vermelha e a longevidade de A. sororcula nestas duas variedades. As larvas de Tephritidae foram obtidas em laboratório, a partir de frutos amostrados na região de Dourados-MS. Os adultos de A. sororcula foram criados com dieta artificial e diariamente acompanhados até sua morte natural. Foram avaliados 2411 frutos, sendo 1254 de goiaba branca e 1.157 de vermelha, totalizando 152,80kg de biomassa, somando 76,40 kg de goiaba vermelha e 76,40 kg de goiaba branca, dos quais foram obtidas as larvas pré pupárias e posteriormente os adultos, A goiaba vermelha obteve índice de infestação de 0,73 larvas/fruto e a goiaba branca 0,65 larvas/fruto. Verificou-se que Anastrepha striata Schiner, 1868 foi abundante e frequente nas amostras de ambas as variedades apresentando 36,25% de frequência para goiaba branca e 35,37% para goiaba vermelha enquanto que Anastrepha obliqua e Ceratitis capitata apresentaram maior associação com goiaba vermelha com 16,25% e 36,25 respectivamente. Nos estudos sobre longevidade as fêmeas de A. sororcula apresentaram maior tempo de vida que os machos, independentemente da variedade (branca ou vermelha). E que aproximadamente 50% das fêmeas atingiram os 63 dias de idade, e apenas 30% dos machos alcançaram este tempo de vida na fase adulta.
Palavras-chave: Anastrepha
Biodiversidade
Biodiversity
Psidium guajava
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA::ENTOMOLOGIA E MALACOLOGIA DE PARASITOS E VETORES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade
Citação: ARRUDA, Andrea Souza de. Níveis de infestacão por moscas das frutas (Diptera: Tephritidae) e longevidade de Anastrepha sororcula zucchi em goiaba branca e vermelha (Psidium guajava L.) na região de Dourados-MS, Brasil. 2013. 34 f. Dissertação (Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade) – Faculdades de Ciências Biológicas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1570
Data do documento: 28-Mar-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreaSouzadeArruda.pdf439,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.