Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marschner, Walter Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2885184348298613pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Marisa de Fátima Lomba de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2092414039602121pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Raquel Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1826522405057436pt_BR
dc.creatorSilva, Fabiula da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-30T18:07:00Z-
dc.date.available2019-08-30T18:07:00Z-
dc.date.issued2019-04-24-
dc.identifier.citationSILVA, Fabiula da. A Tecnologia da Informação na educação no campo: considerações nas escolas dos Assentamentos Casa Verde e 17 de abril. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1585-
dc.description.abstractThis research was developed to analyze the impact of information technologies and networks in the rural schools, taking as a case study the schools in the settlements Casa Verde and 17 de Abril, located sixty kilometers from the city of Nova Andradina-MS, inaugurated, respectively, in the years of 1995 and 2006. Although they are inserted in distinct temporalities and spatiality, t he rural school lives the contradiction of being object of public policies similar to those of the urban school. From this contradiction we can observe the limits and possibilities of the relationships that are formed by means of diverse networks, as the transport, conviviality between people of the local community and school, and of the familiar production; networks linked around a common goal: education. From this perspect ive, we seek to understand the Information Technology present in the classroom, the access to this technology, investigating the impact it causes in the times and in the pedagogical spaces of the school in the rural schools from this case study. The methodology used is based on observation of the daily life of the rural schools, their experiences, aspirations and achievements, it improved by the application of interviews, ethnographic journals and semistructured qualitative questionnaires.en
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida buscando analisar o impacto das tecnologias e redes de informações nas escolas no campo, tomando como estudo de caso as escolas nos assentamentos Casa Verde e 17 de Abril, localizados a sessenta quilômetros da cidad e de Nova Andradina-MS, e criados, respectivamente, nos anos de 1995 e 2006. Ainda que estejam inseridas em temporalidades e espacialidades distintas, a escola do campo vive a contradição de ser objeto de políticas públicas semelhantes às da escola urbana. A partir desta contradição se observa os limites e as possibilidades das relações que se formam por meio de diversas redes, sejam elas de transporte, de convívio entre pessoas da comunidade local e escolar, e da produção familiar; redes interligadas em torno de um objetivo comum: a educação. Nessa perspectiva, buscamos compreender a Tecnologia da Informação presente na sala de aula, o acesso a essa tecnologia, indagando o impacto que causa nos tempos e nos espaços pedagógicos da escola no campo a partir deste estudo de caso. A metodologia empregada prima pela observação do cotidiano das escolas no campo, suas vivências, anseios e conquistas, aprimorada pela aplicação de entrevistas, diários etnográficos e questionários qualitativos semi-estruturados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-30T18:07:00Z No. of bitstreams: 1 FabiuladaSilva.pdf: 4307998 bytes, checksum: efce35777484d727c0638f761b1d85de (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-30T18:07:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FabiuladaSilva.pdf: 4307998 bytes, checksum: efce35777484d727c0638f761b1d85de (MD5) Previous issue date: 2019-04-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectRedes de informação agrícolapt_BR
dc.subjectAgricultural information networksen
dc.subjectAssentamentos ruraispt_BR
dc.subjectRural settlementen
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleA Tecnologia da Informação na educação no campo: considerações nas escolas dos Assentamentos Casa Verde e 17 de abrilpt_BR
dc.title.alternativeThe Information technology in education at the rural school: considerations from the schools of settlements casa verde and 17 de Aprilen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabiuladaSilva.pdf4,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.