Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moura, Noemia dos Santos Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2803772897898758pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Adir Casaro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1629728652577164pt_BR
dc.contributor.referee2Silvestre, Célia Maria Foster-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7331103267448991pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Levi Marques-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1669550558445333pt_BR
dc.contributor.referee4Castro, Iara Quelho de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8626849203813073pt_BR
dc.creatorSantos, Nívia Maria Trindade dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6549683573307705pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-30T18:44:36Z-
dc.date.available2019-08-30T18:44:36Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Nívia Maria Trindade dos. As Trajetórias das mulheres intelectuais indígenas no ensino superior: experiências das Kaiowá e Guarani na Licenciatura Intercultural - Teko Arandu/UFGD. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1593-
dc.description.abstractLocated at the intersection between education, gender and ethnicity the present work has as central axis the understanding of the experiences of the intellectual women Kaiowá and Guarani during the process of formation at the top level in the course of intercultural degree Indigenous Teko Arandu/UFGD and the impact of their formations on their personal lives and the ethnic collectives from which they are part. We aim to map challenges and possibilities that are present to the intellectuals today and to echo the stories of subjects who fought and continue to fight for the effectiveness of their rights and who build, at the individual and collective level, forms of Resistance to the prevailing systems of domination that are imposed daily, in many ways, to indigenous populations in Mato Grosso do Sul. We seek to guard over the text the polyphony and to invest in the potency of the lived and the biographical as a way of accessing the cultural experiences of our interlocutors in dialogue with bibliographic references of ethnology and indigenous school education, of Colonial and feminist Studies.en
dc.description.resumoSituado na intersecção entre educação, gênero e etnia o presente trabalho tem como eixo central a compreensão das experiências das mulheres intelectuais kaiowá e guarani durante o processo de formação em nível superior no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu/UFGD e o impacto de suas formações em suas vidas pessoais e nos coletivos étnicos do qual fazem parte. Objetivamos cartografar desafios e possibilidades que se apresentam às intelectuais atualmente e fazer ecoar as histórias de sujeitos que lutaram e continuam a lutar pela efetivação de seus direitos e que constroem, à nível individual e coletivo, formas de resistência aos sistemas vigentes de dominação que se impõem cotidianamente, das mais variadas formas, às populações indígenas em Mato Grosso do Sul. Buscamos resguardar ao longo do texto a polifonia e investir na potência do vivido e do biográfico como forma de acessar as experiências culturais de nossas interlocutoras em diálogo com referenciais bibliográficos da etnologia, educação escolar indígena e dos estudos feministas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-30T18:44:36Z No. of bitstreams: 1 NiviaMariaTrindadedosSantos.pdf: 1220837 bytes, checksum: fac36f45a03edabc7ab1b457974bc331 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-30T18:44:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NiviaMariaTrindadedosSantos.pdf: 1220837 bytes, checksum: fac36f45a03edabc7ab1b457974bc331 (MD5) Previous issue date: 2018-08-27en
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulher indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous womenen
dc.subjectPovos indígenas - Kaiowápt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Kaiowáen
dc.subjectPovos indígenas - Guaranipt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Guaranien
dc.subjectPovos indígenas - educaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleAs Trajetórias das mulheres intelectuais indígenas no ensino superior: experiências das Kaiowá e Guarani na Licenciatura Intercultural - Teko Arandu/UFGDpt_BR
dc.title.alternativeThe Trajectories of indigenous women intellectuals in higher education: experiences of the Kaiowá and Guarani in the Intercultural Degree - Teko Arandu/UFGDen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NiviaMariaTrindadedosSantos.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.