Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1594
Tipo: Tese
Título: O Regime e a variabilidade das chuvas na porção centro-sul de Mato Grosso do Sul, a expansão da cana-de-açúcar e o cenário das mudanças climáticas globais
Autor(es): Soares, Nathália Karoline de Carvalho
Primeiro Orientador: Silva, Charlei Aparecido da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Rildo Aparecido
metadata.dc.contributor.referee2: Sanches, Fabio de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Ugeda Júnior, José Carlos
metadata.dc.contributor.referee4: Berezuk, André Geraldo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a identificação de possíveis mudanças nos padrões de precipitação da porção centro sul do estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma área cuja dinâmica territorial é bastante conhecida, principalmente por conta da quantidade de indústrias de cana-de- açúcar que possui, e por abranger três bacias hidrográficas: a bacia hidrográfica do rio Ivinhema, a bacia hidrográfica do rio Amambai e a bacia hidrográfica do rio Iguatemi, dentre as quais a primeira é reconhecidamente a mais importante e a que mais complexidade apresenta. Quanto à distribuição pluviométrica e à possível relação dessa com a expansão da cultura canavieira, a área guarda particularidades que a presente tese de doutoramento procurou desvendar, com a montagem de um amplo e complexo banco de dados que abrangeu no total 28 estações pluviométricas, em um intervalo de 36 anos de análises. Além da organização do supracitado banco de dados, dos produtos cartográficos elaborados com a ajuda do software QGis e dos trabalhos de campo realizados no decorrer do processo, foram utilizados também métodos estatísticos como a ponderação regional com regressão linear e a metodologia de Mann-Kendall para a identificação de possíveis mudanças nos padrões de chuva da região e uma possível ligação com a cultura canavieira. O presente trabalho demonstrou uma mudança nos padrões de chuva em alguns meses específicos, como o de julho e principalmente na bacia hidrográfica do rio Ivinhema, que é a área da pesquisa onde a concentração canavieira é maior, o que possibilita a validade da principal hipótese do trabalho, que é a mudança dos padrões de chuva em áreas onde há grande alteração nos padrões de uso e ocupação do solo.
Abstract: The present work has the objective of identify possible changes on precipitation patterns of the Center-South portion of the state of Mato Grosso do Sul. The territory dynamics of this area is well known, mainly because of its sugar cane industries, and because it encloses three hydrographical basins: the Ivinhema river hydrographical basin, the Amambai river hydrographical basin and the Iguatemi river hydrographical basin, being the first one the most important and complex. Regarding to the pluviometrical distribution and its relationship with the sugar cane expansion, the area brings particularities uncovered by this thesis, with the creation of a large and complex database that covered 28 pluviometric stations, during 36 years of analysis. In addition to the database, to the cartographic products elaborated with the help of the QGis software and to the field work carried out during the process, were also used statistical methods as a regional ponderation with linear regression and the Mann-Kendall methodology to the identification of possible changes on the rainfall patterns of the region and a possible connection with the sugar cane culture. The present work demonstrated a change in the rainfall patterns in a few specific months, such as July, and mainly in the Ivinhema river hydrographical basin, where the sugar cane concentration is higher, validating the main hypothesis of this work, that is the change on the rainfall patterns in areas where there is a great alteration in the patterns of soil use and occupation.
Palavras-chave: Cana de açúcar
Sugarcane
Mudança climática
Climate change
Bacia hidrográfica
Drainage basin
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOMORFOLOGIA::CLIMATOLOGIA GEOGRAFICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: SOARES, Nathália Karoline de Carvalho. O Regime e a variabilidade das chuvas na porção centro-sul de Mato Grosso do Sul, a expansão da cana-de-açúcar e o cenário das mudanças climáticas globais. 2018. 390 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1594
Data do documento: 28-Nov-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NathaliaKarolinedeCarvalhoSoares.pdf12,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.