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Tipo: Dissertação
Título: Perspectivas de estudantes público-alvo da educação especial sobre facilitadores e barreiras nas universidades públicas de Mato Grosso do Sul
Autor(es): Diniz, Etiene Paula da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.contributor.referee1: Cabral, Leonardo Santos Amâncio
metadata.dc.contributor.referee2: Marques, Eugenia Portela de Siqueira
Resumo: No bojo das políticas públicas, a partir da legislação vigente voltada para o acesso e a permanência no ensino superior, o processo de reconhecimento e efetiva participação de estudantes universitários Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) tem apresentado desafios que incitam discussões e investigações, sobretudo nas áreas da Educação e da Educação Especial. Nesse cenário, o presente estudo teve por objetivo geral identificar, analisar e discutir elementos que se constituem como barreiras e/ou facilitadores os quais, sob a perspectiva de estudantes universitários PAEE, se apresentam em suas trajetórias de formação acadêmica no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (IPES-MS). Com base nos relatos dos referidos participantes do estudo e em documentos institucionais das IPESMS, os objetivos específicos foram: identificar e descrever mecanismos de apoio para o seu ingresso no ensino superior; conhecer as ações, os serviços e os recursos disponíveis para a sua permanência e formação acadêmica; identificar e descrever os desafios por eles enfrentados em sua trajetória acadêmica na universidade. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada com caráter qualitativo, de modo descritivo exploratório. Valendo-se da técnica de grupo focal para a coleta de dados, foram realizados cinco encontros nos campi das três IPES-MS: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Universidade Federal da Grande Dourados e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os dados coletados, analisados por meio da análise de conteúdo, possibilitaram a identificação de oito categorias sobre a temática, a saber: 1) o ingresso de estudantes PAEE nas IPES; 2) acesso à informação sobre direitos do PAEE e serviços de apoio; 3) estratégias de apoio ao PAEE; 4) barreiras que dificultam e/ou impedem a efetiva participação e trajetória acadêmica do PAEE; 5) ações de diretores, coordenadores e servidores técnico-administrativos; 6) perspectivas e ações docentes; 7) relação entre estudantes PAEE e seus colegas; 8) perspectivas familiares. A análise possibilitou a aproximação e possíveis compreensões sobre o que se apresenta como barreiras e como facilitadores na trajetória acadêmica de estudantes universitários PAEE. Como facilitadores, os participantes reconhecem os seguintes elementos: recursos materiais e humanos; ações pedagógicas; adequação de mobiliário; acessibilidade arquitetônica; relações interpessoais positivas com colegas; concepções e atitudes positivas dos docentes; funcionamento de núcleo e/ou setor de acessibilidade; e apoio dos familiares. Concomitantemente, e paradoxalmente aos facilitadores apresentados, ainda são identificadas muitas barreiras arquitetônicas, urbanísticas, atitudinais, comunicacionais, de informação e pedagógicas. Conclui-se que o processo de inclusão dos estudantes PAEE na universidade enfrenta obstáculos significativos, mas é preciso reconhecer que avanços também podem ser observados e indicam que modificações estão acontecendo no sentindo de garantir o direito de acesso, participação, aprendizado e permanência desses estudantes no ensino superior.
Abstract: In the public policies context, based on current legislation focused on access and permanence in higher education, the process of recognition and effective participation of university students Special Education Target Audience (PAEE) has presented challenges that incite discussions and investigations, especially in the areas of Education and Special Education. In this scenario, the general objective of this study was to identify, analyze and discuss elements that constitute barriers and / or facilitators, which, from the perspective of PAEE university students, present themselves in their academic training paths within the Public Institutions of Higher Education in Mato Grosso do Sul (IPES-MS). Based on the study participants’ reports and institutional documents of the IPES-MS, the specific objectives were to identify and describe support mechanisms for their entry into higher education; to know the actions, services and resources available for their staying and academic training; to identify and describe the challenges they face in their academic career at the university. In this sense, the research consisted in a qualitative approach, in an exploratory-descriptive way. Using the focal group technique for the data collection, five meetings were held in the three campuses of the IPES-MS: State University of Mato Grosso do Sul; Federal University of Grande Dourados and Federal University of Mato Grosso do Sul. The collected data, analyzed through content analysis, enabled the identification of eight categories on the subject, namely: 1) the admission of PAEE students in IPES; 2) access to PAEE rights information and support services; 3) strategies to support PAEE; 4) barriers that hinder and/or prevent the effective participation and academic trajectory of PAEE; 5) actions of directors, coordinators and technical-administrative servers; 6) perspectives and teaching actions; 7) relationship between PAEE students and their peers; 8) family perspectives. The analysis made possible the approximation and possible understandings about what presents as barriers and as facilitators in the academic trajectory of university students PAEE. As facilitators, participants recognize the following elements: material and human resources; pedagogical actions; suitability of furniture; architectural accessibility; positive interpersonal relationships with colleagues; conceptions and positive attitudes of the teachers; core operation and / or accessibility sector; and family support. Concomitantly and paradoxically to the facilitators presented, many architectural, urban, attitudinal, communicational, informational and pedagogical barriers are still identified. It is concluded that the process of inclusion of the PAEE students in the university faces significant obstacles, but it must be acknowledged that advances can also be observed and indicate that modifications are taking place in the sense of guaranteeing the right of access, participation, learning and permanence of these students in the higher education.
Palavras-chave: Educação especial
Special education
Educação superior
Higher education
Educação inclusiva
Inclusive education
Ações afirmativas
Affirmative actions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: DINIZ, Etiene Paula da Silva. Perspectivas de estudantes público-alvo da educação especial sobre facilitadores e barreiras nas universidades públicas de Mato Grosso do Sul . 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1609
Data do documento: 10-Jun-2019
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