Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1612
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Morgana de Fátima Agostini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425072594458947pt_BR
dc.contributor.referee1Levandoski, Gustavo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5432904122801883pt_BR
dc.contributor.referee2Conrado, Dália Melissa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2365910204989767pt_BR
dc.creatorBenevides, Jhony dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5201510925290704pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:28:57Z-
dc.date.available2019-09-04T20:28:57Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBENEVIDES, Jhony dos Santos. Caracterização da atuação do professor de educação física nas equipes multiprofissionais que trabalham com pessoas com TEA em Dourados-MS. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1612-
dc.description.abstractThis research had the general objective to characterize the performance of professionals and physical education teachers who worked in multidisciplinary teams on the care of people with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the city of Dourados —MS. it is justified, as scientific relevance, to the present date no research was found with this specific thematic delimitation. For execution in this study, the qualitative methodology was chosen. As methods and techniques for data collection in field research, a questionnaire and professional characterization form were used, as well as the technique of systematic observation. The procedure of analysis and interpretation of the data chosen was the technique of content analysis. The results indicated that almost all the professionals had minimum training recommended for the work with this population. The physical activities developed by the professionals were in accordance with the needs of the children. Regarding the understanding of a multidisciplinary team, it was verified that all the professionals had basic knowledge about the subject, which suggests the need for training for them and for all the teams. As for the work of the professionals, it was verified that only one of the professionals worked alongside the whole team, in a more integrated work model. More extensive and in-depth research on this topic is required, with the participation of all the various professionals and also studies focusing on the three forms of work of the different disciplinary areas, of multi-professional teams, in order to guarantee more effective services and to ensure social rights constitutionally guaranteed.en
dc.description.resumoEssa pesquisa teve por objetivo geral caracterizar a atuação dos profissionais e professores de Educação Física que atuavam em equipes multiprofissionais no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade de Dourados — MS. justifica-se, como relevância científica, pois até a presente data não foi encontrada pesquisa alguma com essa específica delimitação temática. Para execução deste estudo, optou-se pela metodologia qualitativa. Como métodos e técnicas para coleta de dados na pesquisa de campo, utilizou-se questionário e ficha de caracterização profissional, assim como a técnica de observação sistemática. O procedimento de análise e interpretação dos dados eleito foi a técnica análise de conteúdo. Os resultados indicaram que quase todos os profissionais possuíam formação mínima recomendada para o trabalho com essa população. As atividades físicas desenvolvidas pelos profissionais estavam de acordo com as necessidades das crianças. Quanto à compreensão de equipe multidisciplinar, verificou-se que todos os profissionais possuíam conhecimentos básicos sobre o tema, o que sugere necessidade de maior formação para eles e para todas as equipes. Quanto à atuação dos profissionais, constatou-se que apenas um dos profissionais atuava junto a toda a equipe, em um modelo de trabalho mais integrado. São necessárias mais pesquisas abrangentes e aprofundadas sobre este tema, tendo a participação de todos os diversos profissionais e também estudos com foco na capacitação sobre as três formas de trabalho das diferentes áreas disciplinares, de equipes multiprofissionais, a fim de garantir serviços mais eficazes e assegurar direitos sociais constitucionalmente garantidos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-09-04T20:28:57Z No. of bitstreams: 1 JhonydosSantosBenevides.pdf: 1352316 bytes, checksum: e0534f180a5cdc7f3d6370c625a93b3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-04T20:28:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JhonydosSantosBenevides.pdf: 1352316 bytes, checksum: e0534f180a5cdc7f3d6370c625a93b3b (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAutismen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCaracterização da atuação do professor de educação física nas equipes multiprofissionais que trabalham com pessoas com TEA em Dourados-MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JhonydosSantosBenevides.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.