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Tipo: Dissertação
Título: Ginásio Estadual de Bataiporã-MT: história e memórias de sujeitos como experiências de escolarização (1969-1974)
Autor(es): Salomão, Laura da Anunciação
Primeiro Orientador: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Jacira Helena do Valle
metadata.dc.contributor.referee2: Brazil, Maria do Carmo
metadata.dc.contributor.referee3: Pessanha, Eurize Caldas
Resumo: O Relatório socializa resultados de pesquisa sobre educação ginasial e inscreve-se nos estudos sobre instituições escolares. Teve como objetivo estudar a instituição e o ensino ginasial oferecido no Ginásio Estadual de Bataiporã, localizado no município de Bataiporã, antigo sul de Mato Grosso, considerando, em especial, as memórias dos sujeitos (alunos, professores e administradores), entendidas como experiências. Analisou o contexto histórico-social, as circunstâncias específicas de criação, instalação e algumas das transformações ocorridas na Instituição, no curto período em que funcionou com uma denominação e organização específicas. Investigou a história do Ginásio em um momento histórico datado, de 1969 a 1974, para compreender seu funcionamento na organização da cidade e na vida dos sujeitos que por ela passaram, observando elementos da distribuição do tempo, do espaço e das atividades educacionais. Para análise dos materiais foram utilizados conceitos como poder, saber, espaço-tempo e memória/experiência, com apoio de Larrosa (2002), Le Goff (1990), Foucault (2008; 2014), Frago e Escolano (2001), Halbwachs (1990), Albuquerque Jr. (1994) e outros, além de estudiosos das instituições escolares e da modalidade ginasial no país como Magalhães (2004), Dallabrida (2014; 2007), entre outros. A criação do Ginásio na cidade ocorreu somente quatorze anos após o início da oferta de educação primária, que se deu em 1955. Utilizando as narrativas dos sujeitos entrevistados e fontes documentais, observou-se que a criação e instalação do Ginásio em Bataiporã foi um acontecimento valorizado pela população daquele município e, como em outras localidades, constituiu-se em alternativa para a continuidade de estudos de adolescentes, jovens e adultos que não possuíam condições de se deslocar para estudar em outras cidades. O prédio do Ginásio foi construído próximo ao do Grupo Escolar existente na cidade, mas não havia integração das atividades escolares e nem mesmo dos alunos das duas instituições. Sua presença também alterou a situação dos professores, e do ensino, com a chegada dos normalistas e de outros profissionais com formação superior; alguns “professores leigos”, sem espaço nas salas de aula, também encontraram no curso ginasial a oportunidade de formação para o retorno às escolas. Mesmo tendo indicações de que funcionou durante três anos somente no período noturno (aspecto desfavorável, em especial para os mais novos) e por meio de algumas práticas de vigilância e de controle dos comportamentos, coletivos e individuais, os sujeitos entrevistados, em suas singularidades, narram lembranças “positivas”, ou “não guardam ressentimentos”, dessa experiência escolar específica, considerando-a significativa em suas vidas, no aspecto pessoal e/ou profissional.
Abstract: This Research Report socializes results on high school education and enrolls in studies on school institutions. The purpose of this study was to study the institution and the junior high school offered at the State Gymnasium of Bataiporã, located in the municipality of Bataiporã, in the south of Mato Grosso, considering in particular the memories of the subjects (students, teachers and administrators), understood as experiences. It analyzed the historical-social context, the specific circumstances of creation, installation and some of the transformations that occurred in the Institution, in the short period in which it worked with a specific denomination and organization. It nvestigated the history of the Gymnasium at a historical moment dating from 1969 to 1974 to understand its functioning in the organization of the city and the life of the subjects who passed through it, observing elements of the distribution of time, space and educational activities. In order to analyze the materials, concepts such as power, knowledge, space-time and memory / experience were used, with the support of Larrosa (2002), Le Goff (1990), Foucault (2008, 2014), Frago e Escolano (2001), Halbwachs 1990), Albuquerque Jr. (1994) and others, as well as scholars from school institutions and junior high school students such as Magalhães (2004), Dallabrida (2014, 2007), among others. The creation of the Gymnasium in the city occurred only fourteen years after the beginning of the offer of primary education, which occurred in 1955. Using the narratives of the interviewed subjects and documentary sources, it was observed that the creation and installation of the Gymnasium in Bataiporã was an event valued by the population of that city and, as in other localities, constituted an alternative for the continuity of studies of adolescents, young people and adults who could not travel to study in other cities.The Gymnasium building was built next to the existing School Group in the city, but there was no integration of school activities or even the students of the two institutions. Their presence also altered the situation of teachers and teaching, with the arrival of the normalists and other professionals with higher education; some "lay teachers" with no space in the classrooms, also found in the junior course the opportunity of training for the return to schools. With ever indications that it worked only for three years during the night period (an unfavorable aspect, especially for the younger ones) and through some practices of monitoring and controlling behaviors, collective and individual, the subjects interviewed, in their singularities, they narrate "positive" memories, or "no resentments," of this specific school experience, considering it meaningful in their personal and / or professional lives.
Palavras-chave: Educação básica
Elementary education
Escola pública
Public schools
História oral
Oral history
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SALOMÃO, Laura da Anunciação. Ginásio Estadual de Bataiporã-MT: história e memórias de sujeitos como experiências de escolarização (1969-1974). 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1613
Data do documento: 7-Jun-2019
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