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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Morgana de Fátima Agostini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425072594458947pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Aline Maira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0119179612439892pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Relma Urel Carbone-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/410775539689779pt_BR
dc.creatorAguillar, Luciane Clementino Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0459798324949588pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:37:10Z-
dc.date.available2019-09-04T20:37:10Z-
dc.date.issued2019-06-04-
dc.identifier.citationPEREIRA, Luciane Clementino. Formação do profissional de apoio educacional para o atendimento de crianças com autismo no ensino regular. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1615-
dc.description.abstractThe present study is a qualitative research developed in the line of Education and Diversity hence it's our aim to understand which theoretical-methodological supports have been offered within the initial (undergraduate) courses in Pedagogy, in order to subsidize the future teacher as an educational support professional. Therefore, our theoretical support was based in Tardif (2014), aiming to create an understanding regarding the different knowledge which constitutes the teacher training. As we take in consideration the common distance between subject and community, within this view, the need for a training that takes into account the constitution of the individual from social relations, we have used the studies of Norbert Elias (1994) as a parameter. We have adopted the Pedagogical Projects of five Federal Universities of the Center-West region and, from Gil (2002) as empirical material, we organized the data of these projects into four categories: course objectives; disciplines and menus; egress profile and course load. The data analysis allows us to infer that there is an absence of deepening in the understanding of the inseparability between society and individual in the pedagogical projects, which favors dichotomous proposals that either hang for society, or for the individual. In addition to this gap, we have observed that there is also a shortage of Autism Spectrum Disorder (TEA) in the pedagogical projects which were analyzed, a fact that compromises the formation of the future teacher in general as we understand it, given the need to consolidate an inclusive education, that is more significant relating to those who will work in the future as an educational support professional. Possibly, part of this emptying of the subject within the courses can be attributed to misunderstandings or even what we call a "legal vacuum", since different official documents do not offer a single or consistent definition, in order to guide the positioning and more effective actions of the Secretariats of Education, as well as of the initial training courses.en
dc.description.resumoEste estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida na linha de Educação e Diversidade e tem por objetivo compreender quais suportes teórico-metodológicos têm sido oferecidos nos cursos de formação inicial (graduação) em Pedagogia, de modo a subsidiar o futuro professor como profissional de apoio educacional. Para tanto, buscamos apoio teórico em Tardif, visando construir compreensões sobre os diferentes saberes que compõem a formação docente. Ao considerarmos o comum distanciamento entre sujeito e coletividade e, diante disso, a necessidade de uma formação que leve em conta a constituição do indivíduo a partir de relações sociais, tomamos como parâmetro os estudos de Norbert Elias. Adotamos, como material empírico, os Projetos Pedagógicos de cinco Universidades Federais da região Centro-Oeste e, a partir de Gil, organizamos os dados de tais projetos em quatro categorias: objetivos do curso; disciplinas e ementas; perfil do egresso e carga horária do curso. A análise dos dados nos permite inferir que há nos projetos pedagógicos uma ausência de aprofundamento na compreensão da inseparabilidade entre sociedade e indivíduo, o que propicia propostas dicotômicas que ora pendem para a sociedade, ora para o indivíduo. Para além desta lacuna, observa-se igualmente uma escassez das temáticas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos projetos pedagógicos analisados, fato que entendemos comprometer a formação do futuro professor de modo geral, haja vista a necessidade de consolidação de uma educação inclusiva, mais significativamente daqueles que atuarão futuramente como profissional de apoio educacional. Possivelmente, parte desse esvaziamento do tema nos cursos pode ser atribuída a incompreensões ou, ainda, o que denominamos um "vazio legal", uma vez que diferentes documentos oficiais não oferecem definição única e consistente, de modo a orientar o posicionamento e ações mais efetivas das Secretarias de Educação, bem como dos cursos de formação inicial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-09-04T20:37:10Z No. of bitstreams: 1 LucianeClementinoPereira.pdf: 955351 bytes, checksum: 6a023321ef315da3061a3ffe27989dcf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-04T20:37:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LucianeClementinoPereira.pdf: 955351 bytes, checksum: 6a023321ef315da3061a3ffe27989dcf (MD5) Previous issue date: 2019-06-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAutismen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação do profissional de apoio educacional para o atendimento de crianças com autismo no ensino regularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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