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Tipo: Dissertação
Título: História e memórias: a Escola Municipal de Primeiro Grau Antonio João Ribeiro do distrito de Indápolis - MS (1973-1988)
Autor(es): Silva, Mariza Salete Backes
Primeiro Orientador: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Schelbauer, Analete Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
Resumo: Neste trabalho, apresentamos os resultados da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na Linha de História da Educação, Memória e Sociedade, que analisa a história da Escola Municipal de Primeiro Grau Antonio João Ribeiro, do distrito de Indápolis (antigo distrito de Serraria), situada na Linha do Barreirão, no município de Dourados, no período de 1973 a 1988. O recorte temporal no ano de 1973 marca a construção dessa escola no distrito, mediante ao convênio do Ministério de Educação e Cultura (MEC) com o Comando da 8ª Região Militar (RM). Já 1988 sinaliza o ano de Promulgação de uma nova Constituição para o Brasil, após vinte anos de ditadura militar, pois com essa Constituição o direito à Educação passa a ser tomado como um direito de todos, tornandoa o dever do Estado em ofertá-la. A pesquisa pautou-se nos referenciais da História, História da Educação, Ensino Rural, e, ainda na análise de fontes documentais provenientes da Secretaria Municipal de Educação de Dourados (SEMED), do Centro de Documentação Regional da UFGD, do Museu da Colônia Agrícola de Dourados. As entrevistas com antigos moradores do distrito, ex-professoras e ex-alunos dessa escola também foram utilizadas. Por meio das fontes consultadas e do referencial abordado, constatou-se que essa escola teve o seu terreno doado por uma família de imigrantes de descendência japonesa, moradores do Núcleo Colonial de Dourados e o seu prédio construído por militares do Exército do munícipio de Campo Grande. Pode-se, que essa escola foi criada e, também, posta em funcionamento durante o regime militar no Brasil e em Mato Grosso para atender aos filhos dos pequenos proprietários rurais e dos seus funcionários, tendo como professores, no seu início, docentes habilitados no Curso de Magistério, e outros ainda em fase de formação nesse curso. Como resultado, considerase que a criação dessa escola teve um papel relevante frente à escolarização de crianças, jovens e adultos moradores dessa localidade, uma vez que, a instalação de uma instituição dessa natureza já era almejada há muitos anos pela população local. Por fim, no que diz respeito à organização do seu ensino, verifica-se que essa escola se pautou, desde o início nas prescrições da Lei nº. 5.692/71, bem como nas regulamentações do ensino de Mato Grosso. As professoras, mesmo trabalhando em salas de aula multisseriadas, não podiam contar com muitos equipamentos e materiais didático-pedagógicos, apenas com o uso da Cartilha “Caminho Suave”. Além disso, essas docentes recebiam poucas orientações da SEMED, situação essa que passou por mudanças apenas na década de 1980, quando as reuniões para orientação do trabalho docente se intensificaram por parte deste órgão. Contudo, pode-se concluir que essa escola mesmo contando com poucos equipamentos e materiais didático-pedagógicos contribuiu para o processo de escolarização dessa localidade situada no meio rural, do atual estado de Mato Grosso do Sul (antigo sul de Mato Grosso).
Abstract: In this paper we present the results of the master's research developed in the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Grande Dourados (UFGD), in the search area of History of Education, Memory and Society, which analyzed the history of the Escola Municipal de Primeiro Grau Antonio João Ribeiro, of the district of Indápolis (old Serraria’s district), located in the Region of Barreirão, in Dourados, between 1973 and 1988. The year 1973 means the construction of this school in the district, through the the Ministry of Education and Culture (MEC) with the Command of the 8th Military Region (RM). 1988 marked the year of the promulgation of a new Constitution for Brazil, for 20 years of military dictatorship, for that reason the Constitution the right to education becomes a right of all, becoming the duty of the State offer it. The research was based on the references of History, History of Education, and on the analysis of sources of documentation of the Municipal Secretariat of Education of Dourados (SEMED), the Regional Documentation Center of the UFGD, the Museum of the Agricultural Colony of Dourados. Interviews with district residents, former teachers and alumni were used too. Through the sources consulted and the referential addressed, the statistics of his country were made by a family of Japanese immigrants, the residents of the Colonial Nucleus of Dourados and his army were promoted by the army of the Municipality of Campo Grande. We can be said this school was created and also put into operation during the military regime in Brazil and in Mato Grosso to attend the children of the small rural owners and their employees, having as teachers, at the beginning, qualified in the Course of Teaching and others still undergoing training in this course. We consider that the creation of this school had a significant role in the schooling of children, young people and adults living in this locality, since the establishment of an institution of this nature had long been desired by the local population. Finally, with regard to the organization of its teaching, we verified that this school was based, from the beginning on the prescriptions of Law nº 5.692/71, as well as in the teaching regulations of Mato Grosso. The teachers, even working in multi-series classrooms, could not count on many didacticpedagogical equipment and materials, only with the use of the "Smooth Path" Primer. These teachers were given few guidance from SEMED, a situation that underwent changes only in the 1980s, when meetings for orientation of teaching work intensified on the part of this institution. However, we can conclude this school, even with few didacticpedagogical equipment and materials, has contributed to the schooling process in this rural locality, from the present state of Mato Grosso do Sul (formerly Mato Grosso).
Palavras-chave: Educação - história
Educational history
Escola rural
Rural schools
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SILVA, Mariza Salete Backes. História e memórias: a Escola Municipal de Primeiro Grau Antonio João Ribeiro do distrito de Indápolis - MS (1973-1988). 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1616
Data do documento: 29-Mai-2019
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