Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1617
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marques, Eugenia Portela de Siqueira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4276993654278057 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Tatiane Cosentino | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8361431964064731 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Thaise da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1166205157563886 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Aline Maira da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0119179612439892 | pt_BR |
dc.creator | Gonçalves, Michelly dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6977973818070716 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T20:41:36Z | - |
dc.date.available | 2019-09-04T20:41:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Michelly dos Santos. A Implementação das DCNERER nas escolas públicas e os desafios para o currículo e práticas pedagógicas. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1617 | - |
dc.description.abstract | The school curriculum in Brazil historically legitimized Eurocentric knowledge and silenced African and Afro-Brazilian knowledge. The protagonism of the Black Brazilian Movement has historically claimed an intercultural and anti-racist educational project that strengthened the struggle for educational policies aimed at overcoming monoculturalism and re-signifying the history of the Negro. With Law n°. 10.693/2003, which made the study of Afro-Brazilian History and Culture in the school curriculum and the National Curriculum Guidelines for Ethnic-Racial Relations Education (DCNERER) mandatory, there was an epistemic shift to curriculum and practice pedagogical. The present study has as a general objective to identify the implementation of the guidelines in public schools in Mato Grosso do Sul. This research is part of the Education and Diversity research line of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Grande Dourados (PPGEdu/UFGD). This is a qualitative research with a theoretical approach inspired by the Postcolonial Studies, carried out in two state schools in the city of Campo Grande and Dourados. The research was carried out through bibliographical review, documentary analysis, interviews and questionnaires. The results pointed out that there is an affirmative movement in the schools that allow intercultural pedagogical practices of appreciation of Afro-Brazilian and African history and culture through curricular decolonization. | en |
dc.description.resumo | O currículo escolar no Brasil historicamente legitimou os saberes eurocêntricos e silenciou os saberes africanos e afro-brasileiros. O protagonismo do Movimento Negro Brasileiro reivindicou historicamente um projeto educativo intercultural e antirracista que fortaleceu a luta por políticas educacionais voltadas para a superação do monoculturalismo e a ressignificação da história do negro. Com a Lei nº 10.693/2003, que tornou obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER), houve um deslocamento epistêmico para o currículo e a prática pedagógica. O estudo teve como objetivo geral identificar a implementação das diretrizes em escolas públicas do Mato Grosso do Sul. A presente pesquisa se insere na linha de pesquisa Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com abordagem teórica inspirada nos Estudos Pós-coloniais, realizada em duas escolas estaduais no município de Campo Grande e de Dourados. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas e questionários. Os resultados apontaram que existe um movimento afirmativo nas escolas que possibilitam práticas pedagógicas interculturais de valorização da História e cultura afro-brasileira e africana por meio da descolonização curricular. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-09-04T20:41:36Z No. of bitstreams: 1 MichellydosSantosGoncalves.pdf: 1727246 bytes, checksum: 7c1243686cbb640856c4b59217a3190a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-04T20:41:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MichellydosSantosGoncalves.pdf: 1727246 bytes, checksum: 7c1243686cbb640856c4b59217a3190a (MD5) Previous issue date: 2019-05-30 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | School curriculum | en |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Educational practices | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | A Implementação das DCNERER nas escolas públicas e os desafios para o currículo e práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MichellydosSantosGoncalves.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.