Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, João Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4035362631140031pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Eudes Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768513233701906pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Marcos-
dc.creatorBrandão, Leonardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5093020142401478pt_BR
dc.date.accessioned2018-09-12T11:50:37Z-
dc.date.available2018-09-12T11:50:37Z-
dc.date.issued2007-01-29-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Leonardo. Corpos deslizantes, corpos desviantes: a prática do skate e suas representações no espaço urbano: (1972-1989). 2007. 143 p. Dissertação (Mestrado em História)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/164-
dc.description.abstractThis work had for objective to argue the practical of skate of street (streetskating) through its representations in the urban space. Leaving of the analysis of a North American video set of documents, intitled "Dogtown and Z-Boys: Where Everything Started ", a series of pertinent questions to the body, the appropriation of the urban spaces and to the youthful processes of identification was developed. One is about a research on the history of the present time, that hits upon for a period of transformations understood enters the decades of 70 and 80 of the passed century, characterized here as of after-modernity. After to characterize the beginning of the development of skate in the United States, was broken for the analysis of this practical in national territory, using itself for in such a way a series of magazines, letters, depositions and photographs of skate. The association between this activity and the contraculture, as well as with movement of the punk-rock and the cunnings of the cultural industry, had revealed good for a context understanding of this practical cultural.en
dc.description.resumoEsta dissertação teve por objetivo discutir a prática do skate de rua (streetskate) através de suas representações no espaço urbano. Partindo da análise de um vídeo-documentário norte-americano, intitulado “Dogtown and Z-Boys: Onde Tudo Começou”, desenvolveu-se uma série de questões pertinentes à corporeidade, à apropriação dos espaços urbanos e aos processos de identificação juvenis. Trata-se de uma pesquisa sobre a história do tempo presente, que atina para um período de transformações compreendido entre as décadas de 70 e 80 do século passado, caracterizado aqui como o da pós-modernidade. Após analisar o início do desenvolvimento do skate nos Estados Unidos, partiu-se para uma discussão dessa prática em território nacional, utilizando-se para tanto uma série de revistas, cartas, depoimentos e fotografias de skate. A associação entre esta atividade e a contracultura, assim como com o movimento do punk-rock e as artimanhas da indústria cultural, mostraram-se profícuas para melhor qualificar essas representações e apropriações do espaço urbano.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-09-12T11:50:37Z No. of bitstreams: 1 LeonardoBrandao.pdf: 3111295 bytes, checksum: 806c46705a27aac7bc95b9b52aae05f9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-12T11:50:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LeonardoBrandao.pdf: 3111295 bytes, checksum: 806c46705a27aac7bc95b9b52aae05f9 (MD5) Previous issue date: 2007-01-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSkatept_BR
dc.subjectSkateboardsen
dc.subjectContraculturapt_BR
dc.subjectCountercultureen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANApt_BR
dc.titleCorpos deslizantes, corpos desviantes: a prática do skate e suas representações no espaço urbano: (1972-1989)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeonardoBrandao.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.