Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1681
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, José Jair Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272pt_BR
dc.contributor.referee1Dutra, Fábio Mascarenhas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889pt_BR
dc.contributor.referee2Mendonça, Jane Corrêa Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8439393300744502pt_BR
dc.creatorFreitas, Rauly Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-11T18:05:26Z-
dc.date.available2019-09-11T18:05:26Z-
dc.date.issued2019-03-19-
dc.identifier.citationFREITAS, Rauly Oliveira. Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1681-
dc.description.abstractWith an extremely competitive scenario the micro and small enterprises (MPE's) of the retail apparel trade of Dourados/MS need to seek more and more ways to stay in the market and stand out against the competition, even more when data point out that Companies of this size have a high number of casualties. In the face of this, marketing can become a competitive advantage when used correctly, as it enables a sales growth that can lead to greater market share. Thus, this work aimed to analyze the knowledge of MPE's gestures about marketing and how they make use of market practices in their companies. The research was carried out in a quantitative and qualitative manner through the application of questionnaires with objective questions to the managers of these organizations. Finally, it was found that the level of knowledge of marketing practices by these managers is limited and this ultimately decreases the potential that this manager has to apply the market practices in his company.en
dc.description.resumoCom um cenário extremamente competitivo as micro e pequenas empresas (MPE’s) do comércio varejista do setor do vestuário de Dourados/MS precisam buscar constantemente diferentes formas de se manter no mercado e se destacar frente a concorrência, ainda mais quando dados apontam que empresas desse porte têm um número elevado de baixas. Frente a isso o marketing pode se tornar um diferencial competitivo quando utilizado de forma correta, pois possibilita um crescimento das vendas que pode acarretar em uma maior participação no mercado. Assim, esse trabalho teve o objetivo de analisar o conhecimento dos gestores de MPE’s sobre marketing e como eles fazem uso das práticas mercadológicas em suas empresas. A pesquisa foi realizada de forma quantitativa e qualitativa por meio de aplicação de questionários com questões objetivas aos gestores dessas organizações. Por fim, constatou-se que o nível de conhecimento de práticas de marketing por parte desses gestores é limitado e isso acaba por diminuir o potencial que esse gestor tem para aplicar as práticas mercadológicas em sua empresa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-09-11T18:05:26Z No. of bitstreams: 1 RaulyOliveiraFreitas.pdf: 826727 bytes, checksum: 3bc46660c9007018a2b07f555ca365cb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-11T18:05:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RaulyOliveiraFreitas.pdf: 826727 bytes, checksum: 3bc46660c9007018a2b07f555ca365cb (MD5) Previous issue date: 2019-03-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPequenas empresaspt_BR
dc.subjectSmall businessen
dc.subjectMarketingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleMarketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’spt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaulyOliveiraFreitas.pdf807,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.