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Tipo: Dissertação
Título: A Infraestrutura de transportes como política governamental para o desenvolvimento regional e a integração sul-americana: uma análise sobre as rotas bioceânicas em Mato Grosso do Sul
Autor(es): Oliveira, Valquíria de Araújo
Primeiro Orientador: Souza, Adáuto de Oliveira
Resumo: O objetivo desse trabalho é discutir a temática do planejamento territorial, da integração regional e do desenvolvimento na América do Sul, a partir da análise do projeto das Rotas Bioceânicas e das ações daí decorrentes, executadas no Estado de Mato Grosso do Sul. As Rotas/Corredores Bioceânicos se constituem de uma série de investimentos realizados por diversos governos nacionais em parceria com organismos internacionais em infraestrutura de transportes (rodovia, ferrovia e hidrovia). Tais investimentos têm como objetivo a ligação do Brasil e de países sul-americanos a portos tanto do Oceano Atlântico quanto Pacífico por meio de um sistema de transportes multimodal. Portanto, refere-se à possibilidade da potencializar a circulação de mercadorias, capital e pessoas entre os dois mencionados oceanos. É um projeto que conta com investimentos públicos e privados, assumindo destaque nos financiamentos de instituições como: a Corporação Andina de Fomento (CAF); a Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul Americana (IIRSA); o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Plata (FONPLATA) e das ações da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (ZICOSUL). A definição destes projetos de infraestrutura continental tem sido feito principalmente pela IIRSA – que congrega 12 países evidenciando suas ações na implantação dos Corredores Bioceânicos. A IIRSA no bojo de suas ações propôs uma delimitação regional da América do Sul em diversos Eixos de Integração, dentre os quais interessou-nos, particularmente o Eixo Interoceânico Central, no interior do qual o Mato Grosso do Sul está inserido. Procuramos demonstrar que tais políticas concebidas como de desenvolvimento e integração regional surgem no intuito de atender as necessidades do capital baseadas nos discursos de competitividade. Com a implantação das Rotas em terras sul-mato-grossenses, a população de maneira geral, será também beneficiada, mas certamente não são os seus interesses na utilização dessas vias multimodais que são consideradas na definição dessas políticas. Aspectos contraditórios do capitalismo e do modo como ele se espacializa, consolidando pontos de atração e retração, gerando riqueza e pobreza e, produzindo espaço geográfico.
Abstract: The goal of this paper is to discuss the topic of territorial planning, regional integration and development in South America, the project of Bioceanic Route and resulting actions, performed in the state of Mato Grosso do Sul. The Bioceanic Route/Corridors constitute a series of investments made by several national governments in partnership with international organizations in infrastructure of transport (road, railway and waterway). Such investments are intended to link Brazil and South American countries to ports both in the Atlantic and in the Pacific oceans through a multimodal transport system. Therefore, this paper refers to the possibility of improving the movement of goods, capital and people between the two mentioned oceans. It is a project that relies on public and private investments, being highlighted in financing institutions such as: a Andean Development Corporation (CAF); Initiative for the Integration of the Regional Infrastructure of South America (IIRSA); Inter-American Development Bank (BID); Plata Basin Financial Development Fund (FONPLATA) and the actions of the Integrated Zone of the Centre West of South America (ZICOSUL). The definition of these continental infrastructure projects has been done mainly by IIRSA, which brings together 12 countries, evidencing their actions in the implantation of the Bioceanic Corridors. IIRSA proposed a regional delimitation of South America in various Integration Axes, among which some caused us great interest, particularly the Central Interoceanic Hub, within which the state of Mato Grosso do Sul is inserted. We try to demonstrate that such policies designed as development and regional integration emerge in order to meet the needs of capital based on the speeches of competitiveness. With the implantation of the Routes on the land of Mato Grosso do Sul, the population in general will also benefit but these are certainly not their interests in the use of these multimodal waterways that are considered in the definition of these policies. There are contradictory aspects of capitalism and how it spatializes, consolidating points of attraction and retraction, generating wealth and poverty and, producing the geographic space.
Palavras-chave: Desenvolvimento regional
Community development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: OLIVEIRA, Valquíria de Araújo. A Infraestrutura de transportes como política governamental para o desenvolvimento regional e a integração sul-americana: uma análise sobre as rotas bioceânicas em Mato Grosso do Sul. 2010. 144 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1707
Data do documento: 2010
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