Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1708
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O Uso das salas de tecnologias educacionais no ensino de geografia: desafios e perspectivas |
metadata.dc.creator: | Azevedo, João Vanderley |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Abreu, Silvana de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nunes, Flaviana Gasparotti |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Reinaldo dos |
metadata.dc.description.resumo: | Essa dissertação tem como objetivo analisar o atual estágio de formação da Sociedade da Informação e seus reflexos na sociedade contemporânea. Para tanto, serão analisados os princípios propagados pelas instituições multilaterais, que adotam o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como principal via para o desenvolvimento econômico, político e cultural das nações. Concomitantemente, o governo brasileiro desenvolve ações de efetivação do uso das TIC na educação, a partir da instalação de Salas de Tecnologias Educacionais (STE) no ambiente escolar, o que traz novos desafios didático-pedagógicos. A discussão teórica apresentada nesta pesquisa é resultado de uma aproximação entre a produção teórica elaborada pela Ciência Geográfica e demais Ciências Humanas e as práticas desenvolvidas no cotidiano de uso de sala de aula e STE de cinco professores da rede pública de Dourados-MS. |
Abstract: | This dissertation aims to analyze the current stage of formation of the Information Society and its reflexes in the contemporary society. Thus, the origins spread by the multilateral institutions, will be analyzed, which adopt the use of the Technologies of the Information and Communication (TIC) as principal way for the economical, political and cultural development of the nations. Simultaneously, the Brazilian government develops actions that effective the use of the TIC in education, starting with the installation of Educational Technology Rooms (STE) in the school environment, which brings new didactic-pedagogic challenges. The theoretical discussion presented in this research is a result of an approach among the theoretical production elaborated by the Geographical Science and other humanities and the practices developed in the daily classroom use and STE of five teachers' from the public school in Dourados-MS. |
Keywords: | Sociedade da informação Information society |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Grande Dourados |
metadata.dc.publisher.initials: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Geografia |
Citation: | AZEVEDO, João Vanderley. O Uso das salas de tecnologias educacionais no ensino de geografia: desafios e perspectivas. 2009. 98 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1708 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JoaoVanderleyAzevedo.pdf | 77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.