Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1708
Tipo: Dissertação
Título: O Uso das salas de tecnologias educacionais no ensino de geografia: desafios e perspectivas
Autor(es): Azevedo, João Vanderley
Primeiro Orientador: Abreu, Silvana de
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Flaviana Gasparotti
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Reinaldo dos
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo analisar o atual estágio de formação da Sociedade da Informação e seus reflexos na sociedade contemporânea. Para tanto, serão analisados os princípios propagados pelas instituições multilaterais, que adotam o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como principal via para o desenvolvimento econômico, político e cultural das nações. Concomitantemente, o governo brasileiro desenvolve ações de efetivação do uso das TIC na educação, a partir da instalação de Salas de Tecnologias Educacionais (STE) no ambiente escolar, o que traz novos desafios didático-pedagógicos. A discussão teórica apresentada nesta pesquisa é resultado de uma aproximação entre a produção teórica elaborada pela Ciência Geográfica e demais Ciências Humanas e as práticas desenvolvidas no cotidiano de uso de sala de aula e STE de cinco professores da rede pública de Dourados-MS.
Abstract: This dissertation aims to analyze the current stage of formation of the Information Society and its reflexes in the contemporary society. Thus, the origins spread by the multilateral institutions, will be analyzed, which adopt the use of the Technologies of the Information and Communication (TIC) as principal way for the economical, political and cultural development of the nations. Simultaneously, the Brazilian government develops actions that effective the use of the TIC in education, starting with the installation of Educational Technology Rooms (STE) in the school environment, which brings new didactic-pedagogic challenges. The theoretical discussion presented in this research is a result of an approach among the theoretical production elaborated by the Geographical Science and other humanities and the practices developed in the daily classroom use and STE of five teachers' from the public school in Dourados-MS.
Palavras-chave: Sociedade da informação
Information society
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: AZEVEDO, João Vanderley. O Uso das salas de tecnologias educacionais no ensino de geografia: desafios e perspectivas. 2009. 98 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1708
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoVanderleyAzevedo.pdf77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.