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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação à distância: uma análise do efeito da modalidade de formação do professor de matemática sobre a proficiência média dos alunos no estado de Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): Distance learning education: an analysis of the mathematics teacher training category effect above the students average score in the state of Mato Grosso do Sul
Autor(es): Prado, Juliana da Cruz
Primeiro Orientador: Aquino, Juliana Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Pedro Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Roselaine Bonfim de
Resumo: O objetivo deste trabalho é mensurar a qualidade da educação à distância, a partir do efeito da modalidade de formação do professor de matemática sobre a nota média dos alunos do 9º ano no estado de Mato Grosso do Sul. Os dados utilizados foram os da Prova Brasil do ano de 2015. Na análise descritiva, foi observado que os professores formados pela Educação à Distância trabalham mais pelo regime de Serviço por Contrato Temporário, enquanto que os professores formados pela educação presencial trabalham mais pelo regime estatutário. Ainda, professores EAD se formam mais em instituições privadas do que os professores não EAD. Os estudantes com professores EAD têm piores indicadores de renda e contam com mães ou responsáveis com menos escolaridade, frente aos estudantes com professores não EAD. A análise de regressão mostrou que a modalidade de formação do professor não teve influência na proficiência média dos estudantes do 9ª ano na disciplina de matemática, indicando uma possível semelhança, em termos de qualidade, da educação recebida pelos professores EAD e não EAD. Porém, variáveis como a escolaridade da mãe, indicadores de renda, características gerais dos alunos, apresentaram resultados significativos sobre a nota do aluno, assim como algumas características das escolas, como depredação e a ausência de bibliotecas ou salas de leituras.
Abstract: This study aims to assess distance education quality at Mato Grosso do Sul state by evaluating math teachers modality formation upon ninth year students’ average scores. Data was drawn from 2015 Prova Brasil. It was observed that teachers with distance education degrees are often hired by temporary contracts, while teachers with attendance degrees are usually tenured. Besides, these distance education degrees were obtained on private education institutions more than attendance degrees were. When compared to the attendance degree teachers’ students, distance education degree teachers’ students have lower income indicators, with low-educated mothers (or guardians). Regression analysis showed that teachers’ degree modality has no statistical significant effect on average math proficiency. This indicates a possible similarity between modalities in terms of quality. However, variables such as mothers’ schooling, income indicators, and students’ characteristics showed significant results on math proficiency. The same applied to school characteristics, such as depredation and the absence of libraries or reading rooms.
Palavras-chave: Educação a distância
Distance education
Educação - qualidade
Educational quality
Educação superior (Mato Grosso do Sul)
Higher education (Mato Grosso do Sul, Brazil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: PRADO, Juliana da Cruz. Educação à distância: uma análise do efeito da modalidade de formação do professor de matemática sobre a proficiência média dos alunos no estado de Mato Grosso do Sul. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1721
Data do documento: 25-Jun-2019
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