Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Adair Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6884312497185259pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Eliana Merlin Deganutti de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0263644351545918pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Andérbio Márcio Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9593565168451258pt_BR
dc.creatorSilva, Rosalina Dantas da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7778337167633660pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-26T18:28:29Z-
dc.date.available2019-09-26T18:28:29Z-
dc.date.issued2015-09-30-
dc.identifier.citationSILVA, Rosalina Dantas da. O Desenvolvimento de capacidades linguageiras: análise de uma experiência com sequência didática de gênero no ensino médio noturno. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1823-
dc.description.abstractThis research is inserted in Applied Linguistics area and has as general objective to investigate the development language capacities in students, after didactization of a didactic sequence. The intervention locus was a class of the third year in the evening of a state public high school located in Dourados, Mato Grosso do Sul. The sequence was produced collaboratively by two teachers: one that acted as a collaborator and the other as a researcher. Through this sequence, the internal didactic transposition of the opinion genre was performed. The specific objectives of this research are: a) analyze the didactic sequence as regard to the distribution of language skills; b) diagnosing the early productions of students and c) to analyze the development of students' language skills in relation to the writing of the opinion article genre after the last production. Methodologically, it is a qualitative research on documentary evidence. Composes the corpora the didactic sequence, initial and final productions of the students. The research is grounded in Theoretical and methodological principles of sociodiscursive Interacionism (BRONCKART, 2006; 2007), based on the theories arising from the Genevan school (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). The final results show that students have advanced significantly in the linguistic-discursive capacity, but relatively only for the action and discursive skills.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa está inserida no campo aplicado dos estudos da linguagem e tem como objetivo geral avaliar como uma sequência didática foi recontextualizada numa turma do terceiro ano noturno do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada em Dourados, Mato Grosso do Sul. A sequência didática foi produzida colaborativamente por duas professoras: uma que atuou como colaboradora e a outra como pesquisadora. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) analisar as produções iniciais dos alunos; b) analisar a sequência didática no que se refere à distribuição das capacidades de linguagem; c) analisar as produções finais dos alunos e, por fim, d) analisar o desenvolvimento das capacidades linguageiras dos alunos em relação à escrita do gênero artigo de opinião, depois da didatização da sequência didática, por meio das produções iniciais e finais. A pesquisa está embasada nos pressupostos téorico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2006; 2007), consubstanciada nas teorias advindas da escola genebrina (SCHNEUWLY; DOLZ; NOVERRAZ, 2004). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho documental. Constitui o corpora a sequência didática, produções iniciais e finais dos alunos. Os resultados finais, definidos a partir da avaliação da sequência didática e das produções dos alunos, mostram que os alunos avançaram significativamente na capacidade linguístico-discursiva, mas apenas relativamente nas capacidades de ação e discursiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-09-26T18:28:29Z No. of bitstreams: 1 RosalinaDantasdaSilva.pdf: 2072029 bytes, checksum: 7d724f6438e1fc42ae4add20e7a3a028 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-26T18:28:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RosalinaDantasdaSilva.pdf: 2072029 bytes, checksum: 7d724f6438e1fc42ae4add20e7a3a028 (MD5) Previous issue date: 2015-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectDidactic sequencespt_BR
dc.subjectHabilidade linguísticapt_BR
dc.subjectLanguage Skillspt_BR
dc.subjectEducação básica - Ensino médiopt_BR
dc.subjectHigh educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO Desenvolvimento de capacidades linguageiras: análise de uma experiência com sequência didática de gênero no ensino médio noturnopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosalinaDantasdaSilva.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.