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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aranda, Maria Alice de Miranda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155809586937730pt_BR
dc.creatorBarcelos, Fabiany dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4043254946505140pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T19:25:57Z-
dc.date.available2019-10-08T19:25:57Z-
dc.date.issued2014-02-05-
dc.identifier.citationBARCELOS, Fabiany dos Santos. O Ensino fundamental de nove anos e a inserção da criança de seis anos: desafios à gestão escolar. 2014. Trabalho de Conclusão (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1844-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo central analisar a ampliação do ensino fundamental de nove anos, bem como a inserção da criança de seis anos no processo, enfatizando os desafios para a gestão escolar em nível nacional. A metodologia utilizada para seu desenvolvimento teve como base a pesquisa bibliográfica e documental. Foi possível destacar quanto à política educacional que orienta a ampliação dos anos de escolarização do Ensino Fundamenta um rol de desafios da gestão à gestão escolar, dos aspectos pedagógicos, indo para os aspectos administrativos, políticos, sociais, culturais e também financeiros. Registramos, assim, que novos caminhos para a política educacional brasileira ainda estão em processo, principalmente quando o tema é a gestão escolar. Acreditamos que o sucesso dessa política não depende somente do gestor ou do professor, mas de um trabalho coletivo envolvendo toda a escola e a sociedade, fazendo valer a gestão democrática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-08T19:25:57Z No. of bitstreams: 1 FabianySantosBarcelos.pdf: 496758 bytes, checksum: 9561c38cbcd1eebd39efdb8e8543135f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-08T19:25:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FabianySantosBarcelos.pdf: 496758 bytes, checksum: 9561c38cbcd1eebd39efdb8e8543135f (MD5) Previous issue date: 2014-02-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracy educationen
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectSchool administrationen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO Ensino fundamental de nove anos e a inserção da criança de seis anos: desafios à gestão escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Profissionais da Educação

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