Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1844
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Aranda, Maria Alice de Miranda | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2155809586937730 | pt_BR |
dc.creator | Barcelos, Fabiany dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4043254946505140 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T19:25:57Z | - |
dc.date.available | 2019-10-08T19:25:57Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-05 | - |
dc.identifier.citation | BARCELOS, Fabiany dos Santos. O Ensino fundamental de nove anos e a inserção da criança de seis anos: desafios à gestão escolar. 2014. Trabalho de Conclusão (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1844 | - |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo central analisar a ampliação do ensino fundamental de nove anos, bem como a inserção da criança de seis anos no processo, enfatizando os desafios para a gestão escolar em nível nacional. A metodologia utilizada para seu desenvolvimento teve como base a pesquisa bibliográfica e documental. Foi possível destacar quanto à política educacional que orienta a ampliação dos anos de escolarização do Ensino Fundamenta um rol de desafios da gestão à gestão escolar, dos aspectos pedagógicos, indo para os aspectos administrativos, políticos, sociais, culturais e também financeiros. Registramos, assim, que novos caminhos para a política educacional brasileira ainda estão em processo, principalmente quando o tema é a gestão escolar. Acreditamos que o sucesso dessa política não depende somente do gestor ou do professor, mas de um trabalho coletivo envolvendo toda a escola e a sociedade, fazendo valer a gestão democrática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-08T19:25:57Z No. of bitstreams: 1 FabianySantosBarcelos.pdf: 496758 bytes, checksum: 9561c38cbcd1eebd39efdb8e8543135f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-08T19:25:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FabianySantosBarcelos.pdf: 496758 bytes, checksum: 9561c38cbcd1eebd39efdb8e8543135f (MD5) Previous issue date: 2014-02-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Elementary education | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Literacy education | en |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | School administration | en |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Educational policy | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O Ensino fundamental de nove anos e a inserção da criança de seis anos: desafios à gestão escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Profissionais da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FabianySantosBarcelos.pdf | 485,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.