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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3469398097820732pt_BR
dc.creatorRincos, Laureci-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6278698451272667pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T19:31:16Z-
dc.date.available2019-10-08T19:31:16Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationRINCOS, Laureci. Educação de jovens e adultos no Brasil (1990-2000). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1846-
dc.description.abstractThe article aimed to socialize results of studies on youth and adult education - EJA, after the Federal Constitution of 1988, privileging the decade of 1990, and using academic-scientific productions as support for description and analysis. This bibliographical and documentary search results. It was observed that in the decade of 1990 were made significant developments, political and educational camps, which gave "new" contours for basic education; these ventures that contemplated the EJA. Public and private institutions and non-governmental organizations (ONGs) such as unions, churches, associations, among others, sought to implement programs and projects aimed at the sport. It should be noted that in addition to being an educational policy the EJA has been and is being perceived as a social policy, whose aim is to create opportunities for young people and adults‟ better living and working conditions or, in broader sense, to make them feel included in society. Some of the aspects currently placed in the reflections on the EJA, as a social policy aimed at inclusion, can be conceived as those developments were in the study.en
dc.description.resumoO artigo teve como objetivo socializar resultados de estudos sobre a Educação de Jovens e Adultos - EJA, após a Constituição Federal de 1988, privilegiando a década de 1990 e utilizando produções acadêmico-científicas como apoio para realizar a descrição e análise. Trata-se de resultados de pesquisa bibliográfica e documental. Observou-se que na década de 1990 foram realizados empreendimentos significativos, nos campos político e educacional, que deram “novos” contornos para a educação básica; empreendimentos esses que contemplaram a EJA. Instituições, públicas e privadas, além de organizações não governamentais (ONGs) como sindicatos, igrejas, associações entre outros, buscaram efetivar programas e projetos voltados para a modalidade. Ressalta-se que além de ser uma política educacional a EJA foi e vem sendo entendida como uma política social, cuja pretensão é oportunizar aos jovens e adultos melhores condições de vida e de trabalho ou, em sentido mais amplo, para que se sintam integrados na sociedade. Alguns dos aspectos atualmente colocados nas reflexões sobre a EJA, como uma politica social voltada para a inclusão, podem ser concebidos como desdobramentos daqueles que se colocavam na década estudada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-08T19:31:16Z No. of bitstreams: 1 LaureciRincos.pdf: 314233 bytes, checksum: 311fa94de92befa1fe96e1b058ff5e49 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-08T19:31:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LaureciRincos.pdf: 314233 bytes, checksum: 311fa94de92befa1fe96e1b058ff5e49 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos no Brasil (1990-2000)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Especializaçãopt_BR
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