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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marques, Eugenia Portela de Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4276993654278057pt_BR
dc.creatorDézinho, Mariana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6833473308164071pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T19:45:45Z-
dc.date.available2019-10-08T19:45:45Z-
dc.date.issued2014-02-04-
dc.identifier.citationDÉZINHO, Mariana. Bilinguismo: uma proposta para educação de surdos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1850-
dc.description.abstractThis article aims to discuss issues related to the trajectory of deaf education, and the methodologies used for their education, especially bilingualism. The survey was conducted through literature review based on studies by researchers. In certain periods of history the deaf suffered by not being able to use sign language, and were often part of the existing education system. But after centuries of discourses involving pathological issues and rehabilitation arise movements deaf resistance that seek to express their cultural marks, much has been achieved, particularly with the recognition of pounds as a language governed by Law No. 10,436 of April 24, 2002. Today the deaf fight for a bilingual school that meets your needs, recognize their language and identity and promote a more egalitarian education.en
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo discutir questões ligadas á trajetória da educação dos surdos , e as metodologias usadas para sua educação, principalmente o bilinguismo. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica fundamentada nos estudos de pesquisadores da área. Em determinados períodos da história os surdos sofreram por não poderem utilizar a língua de sinais, e por muitas vezes ficavam a parte do sistema de ensino existente. Entretanto após séculos de discursos envolvendo questões patológicas e de reabilitação surgem os movimentos de resistência surda que buscam expressar suas marcas culturais, muito se foi conquistado, principalmente com o reconhecimento de Libras como língua, disciplinado pela Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Hoje os surdos lutam por uma escola bilíngue, que respeite suas necessidades, reconheça sua língua e identidade e promova uma educação mais igualitária.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-08T19:45:45Z No. of bitstreams: 1 MarianaDezinho.pdf: 349561 bytes, checksum: 1c68310cc86af73056047a5f706b58f9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-08T19:45:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarianaDezinho.pdf: 349561 bytes, checksum: 1c68310cc86af73056047a5f706b58f9 (MD5) Previous issue date: 2014-02-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectDeafnessen
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectBilingualismen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectState policyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleBilinguismo: uma proposta para educação de surdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Especializaçãopt_BR
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