Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1863
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Moreira, Kênia Hilda | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0719411495759181 | pt_BR |
dc.creator | Maldonado, Débora de Andrade | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6764720135822768 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-09T19:19:08Z | - |
dc.date.available | 2019-10-09T19:19:08Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-06 | - |
dc.identifier.citation | MALDONADO, Débora de Andrade. A Educação infantil no Brasil: a construção da identidade do professor. 2014. 16 f. Trabalho de Conclusão (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1863 | - |
dc.description.abstract | This text aims to understand the history of early childhood education in Brazil and reflect on the construction of the identity of the teacher in this stage of basic education. Reflection presented is characterized by a bibliographical research. Initially we had a balance of productions in the Theses and Dissertations of the CAPES on the identity of teachers of early childhood education. The research work had begun by the descriptor, history of Maternal Education resulted in the Union of 17 articles that allowed them a survey of three reflections that composes this text: 1 Conceptualizing child and childhood; 2 the institution of early childhood education; and 3 the professor of early childhood education. We conclude it is essential to make a reflection about the identity of professor of early childhood education in a historical perspective, because the story comprises the man as subject that transforms nature and produces himself. Through this historical research it was possible to understand why today many teachers of early childhood education live an identity crisis being a teacher or caregiver? | en |
dc.description.resumo | O presente texto objetiva compreender a história da Educação Infantil no Brasil e refletir sobre a construção da identidade do professor dessa etapa da educação Básica. A reflexão apresentada se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica. Inicialmente fizemos um balanço de produções no Banco de Teses e Dissertações da CAPES acerca da identidade de professores da Educação Infantil. O trabalho de investigação principiado pelo descritor, História da Educação Maternal resultou na união de 17 artigos que permitiu fazer um levantamento de três reflexões que compõe o presente texto: 1 Conceituando criança e infância; 2 A instituição de educação infantil; e 3 O professor da Educação Infantil. Concluímos ser fundamental fazer uma reflexão sobre a identidade do professor da educação infantil numa perspectiva histórica, pois a história compreende o homem como sujeito que transforma a natureza e produz a si mesmo. Por meio dessa investigação histórica foi possível entender porque na atualidade muitos professores da Educação Infantil vivem uma crise de identidade ser professor ou cuidador? | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-09T19:19:08Z No. of bitstreams: 1 DeboraAndradeMaldonado.pdf: 239525 bytes, checksum: fb78b59f2e36d8fa4a7614532dc2ccf0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-09T19:19:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DeboraAndradeMaldonado.pdf: 239525 bytes, checksum: fb78b59f2e36d8fa4a7614532dc2ccf0 (MD5) Previous issue date: 2014-02-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | en |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A Educação infantil no Brasil: a construção da identidade do professor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Profissionais da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DeboraAndradeMaldonado.pdf | 233,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.