Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/190
Tipo: Dissertação
Título: O Lugar e o som: estudo geográfico da “música guarani”: reflexões a partir do ensino
Autor(es): Fernandes, Anedmafer Mattos
Primeiro Orientador: Ferraz, Claudio Benito Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira Junior, Wenceslao de Machado
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Flaviana Gasparotti
Resumo: Há algum tempo tem se debatido em torno da crise da modernidade, e no seio desse debate está a percepção de que as novas condições da estrutura social estão em certa medida tão alteradas, que os já tão consolidados sistemas analíticos das ciências humanas não são capazes de responder às exigências requeridas pela sociedade atual. Diante desses limites, torna-se necessário pensar o ensino de geografia para além do conhecimento técnico de um espaço geométrico, ou seja, um saber que vá ao encontro da vida enquanto manifestação espacial humana, coadunando-se a experiência pessoal, a imaginação, a memória e a criatividade. Nesta busca, a arte pode nos apontar novas direções e, para isso, estabelecer-se- á nesta pesquisa, um diálogo entre geografia e a música, onde o foco é a análise da construção da identidade territorial do Mato Grosso do Sul a partir das canções regionais e populares. O pensamento de Gilles Deleuze, a partir de seus conceitos de ritornelo, máquina de guerra nômade e rizoma permitirá traçar linhas de fuga, deslocando os sentidos iniciais da pesquisa, indo ao encontro das manifestações musicais dos povos indígenas, entendendo-as como contraponto ao sentido de identidade territorial construído pelo Pensamento de Estado.
Abstract: For a long time it has discussed about the crisis of modernity, and within this debate is the perception that the new conditions of social structure are in some ways so altered, that the consolidated human science analytical systems are not able to reply the demands required by today's society. Before those limits, it becomes necessary to consider the geography teaching beyond the expertise of a geometric space, in other words, a knowledge that meets spatial manifestation of human life, and is in line personal experience, imagination, memory and creativity. In this quest, art can point us in new directions and, therefore, will be established in this study, a dialogue between geography and music, where the focus is the analysis of the construction of territorial identity in Mato Grosso do Sul starting from regional and popular songs. The thought of Gilles Deleuze, from their concepts of ritornello, nomadic war machine and rhizome will trace lines of escape, shifting the initial directions of research, reaching out to musical expressions of indigenous peoples, understanding them as a counterpoint to the sense of territorial identity built by the State Thinking.
Palavras-chave: Povos indígenas - música
Indigenous peoples - music
Povos indígenas - Guarani
Indigenous peoples - Guarani
Geografia - ensino e aprendizagem
Geography - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: FERNANDES, Anedmafer Mattos. O Lugar e o som: estudo geográfico da “música guarani”: reflexões a partir do ensino. 2012. 151 p. Dissertação (Mestrado em Geografia)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/190
Data do documento: 27-Abr-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnedmaferMattosFernandes.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.