Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1901
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gonçalves, Adair Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-15T19:54:20Z | - |
dc.date.available | 2019-10-15T19:54:20Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Adair Vieira. Gêneros textuais na escola: da compreensão à produção. Dourados, MS: Editora UFGD, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-61228-76-7 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1901 | - |
dc.description | Capítulo 1: Gêneros Textuais: Introdução 1.1. Gêneros: definição e função 1.2. Por uma concepção sócio-interacionista discursiva 1.3. Vygotsky: teorização (in) acabada? 1.4. Interacionismo Sócio-Discursivo e seu projeto teórico 1.4.1. As capacidades de ação/O contexto de produção 1.4.2. A ação de linguagem 1.4.3. Capacidades discursivas: gerenciamento da estrutura geral do texto 1.4.4. As sequências textuais 1.4.5. Mecanismos de textualização: conexão e coesão nominal e verbal 1.4.6 Mecanismos de conexão 1.4.7. Espaços de jogos da dialogia: mecanismos enunciativos (vozes e modalizações) Capítulo 2: A Sequência Didática (SD): Apresentação de um Procedimento/ A Transposição Didática 2.1. Os gêneros escolares: uma questão polêmica 2.2. Pressupostos teóricos: o modelo didático 2.3. A construção dos modelos didáticos dos gêneros: resumo escolar/acadêmico 2.4. A construção do modelo didático do gênero Resenha Crítica 2.5. Das práticas monológicas de correção de textos às correções dialógicas por meio das listas de constatações/controle 2.6. Interlocução e dialogismo (ou da produção de sentido) 2.6.1. Por uma avaliação formativa Capítulo 3: Aspectos Burocráticos de uma Pesquisa em Linguagem 3.1. Escola, alunos: o mapa da pesquisa 3.2. Da construção das Sequências Didáticas Capítulo 4: A Sequência Didática Aplicada em Sala de Aula: Engenharia Didática e Análises Resumo Escolar/Acadêmico 4.1. Conclusões do capítulo Capítulo 5: A Sequência Didática Aplicada em Sala de Aula: Engenharia Didática e Análises: Resenha Crítica 5.1. Conclusões do capítulo | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o foco central no ensino da escrita e da (re) escrita, o trabalho se inscreve no âmbito da Linguística Aplicada, trazendo reflexões que auxiliam o docente na árdua tarefa de fazer intervenções na produção escrita dos estudantes. Além da produção de sequências didáticas e da transposição didática para o Ensino Médio, o autor, baseando-se na engenharia didática do grupo genebrino, constrói ferramentas didáticas para o ensino/aprendizagem de gêneros na escola. Em síntese, verifica em que medida a reescrita interativa, por meio da lista de constatações, juntamente com as SDs, pode propiciar maior eficiência comunicativa dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-15T19:54:20Z No. of bitstreams: 1 generos-textuais-na-escola-da-compreensao-a-producao-adair-vieira-goncalves.pdf: 1936407 bytes, checksum: 4888f8c449cac13e6aab3c113b882b07 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-15T19:54:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 generos-textuais-na-escola-da-compreensao-a-producao-adair-vieira-goncalves.pdf: 1936407 bytes, checksum: 4888f8c449cac13e6aab3c113b882b07 (MD5) Previous issue date: 2011 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Language | en |
dc.subject | Língua portuguesa - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | en |
dc.subject | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.subject | Applied linguistics | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
dc.title | Gêneros textuais na escola: da compreensão à produção | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
generos-textuais-na-escola-da-compreensao-a-producao-adair-vieira-goncalves.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.