Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1901
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Adair Vieira-
dc.date.accessioned2019-10-15T19:54:20Z-
dc.date.available2019-10-15T19:54:20Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Adair Vieira. Gêneros textuais na escola: da compreensão à produção. Dourados, MS: Editora UFGD, 2011.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-61228-76-7pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1901-
dc.descriptionCapítulo 1: Gêneros Textuais: Introdução 1.1. Gêneros: definição e função 1.2. Por uma concepção sócio-interacionista discursiva 1.3. Vygotsky: teorização (in) acabada? 1.4. Interacionismo Sócio-Discursivo e seu projeto teórico 1.4.1. As capacidades de ação/O contexto de produção 1.4.2. A ação de linguagem 1.4.3. Capacidades discursivas: gerenciamento da estrutura geral do texto 1.4.4. As sequências textuais 1.4.5. Mecanismos de textualização: conexão e coesão nominal e verbal 1.4.6 Mecanismos de conexão 1.4.7. Espaços de jogos da dialogia: mecanismos enunciativos (vozes e modalizações) Capítulo 2: A Sequência Didática (SD): Apresentação de um Procedimento/ A Transposição Didática 2.1. Os gêneros escolares: uma questão polêmica 2.2. Pressupostos teóricos: o modelo didático 2.3. A construção dos modelos didáticos dos gêneros: resumo escolar/acadêmico 2.4. A construção do modelo didático do gênero Resenha Crítica 2.5. Das práticas monológicas de correção de textos às correções dialógicas por meio das listas de constatações/controle 2.6. Interlocução e dialogismo (ou da produção de sentido) 2.6.1. Por uma avaliação formativa Capítulo 3: Aspectos Burocráticos de uma Pesquisa em Linguagem 3.1. Escola, alunos: o mapa da pesquisa 3.2. Da construção das Sequências Didáticas Capítulo 4: A Sequência Didática Aplicada em Sala de Aula: Engenharia Didática e Análises Resumo Escolar/Acadêmico 4.1. Conclusões do capítulo Capítulo 5: A Sequência Didática Aplicada em Sala de Aula: Engenharia Didática e Análises: Resenha Crítica 5.1. Conclusões do capítulopt_BR
dc.description.resumoCom o foco central no ensino da escrita e da (re) escrita, o trabalho se inscreve no âmbito da Linguística Aplicada, trazendo reflexões que auxiliam o docente na árdua tarefa de fazer intervenções na produção escrita dos estudantes. Além da produção de sequências didáticas e da transposição didática para o Ensino Médio, o autor, baseando-se na engenharia didática do grupo genebrino, constrói ferramentas didáticas para o ensino/aprendizagem de gêneros na escola. Em síntese, verifica em que medida a reescrita interativa, por meio da lista de constatações, juntamente com as SDs, pode propiciar maior eficiência comunicativa dos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-15T19:54:20Z No. of bitstreams: 1 generos-textuais-na-escola-da-compreensao-a-producao-adair-vieira-goncalves.pdf: 1936407 bytes, checksum: 4888f8c449cac13e6aab3c113b882b07 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-15T19:54:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 generos-textuais-na-escola-da-compreensao-a-producao-adair-vieira-goncalves.pdf: 1936407 bytes, checksum: 4888f8c449cac13e6aab3c113b882b07 (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectLíngua portuguesa - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingen
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectApplied linguisticsen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleGêneros textuais na escola: da compreensão à produçãopt_BR
dc.typeLivropt_BR
Appears in Collections:Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
generos-textuais-na-escola-da-compreensao-a-producao-adair-vieira-goncalves.pdf1,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.