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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Flaviana Gasparotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054462862933545pt_BR
dc.contributor.referee1Moretti, Edvaldo Cesar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5366579116704716pt_BR
dc.contributor.referee2Banducci Junior, Alvaro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8256167155967725pt_BR
dc.creatorSilva, Maria Riveliza da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2378490040229738pt_BR
dc.date.accessioned2018-09-20T15:47:24Z-
dc.date.available2018-09-20T15:47:24Z-
dc.date.issued2012-04-25-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Riveliza da. Educação ambiental e atuação das ONGs: uma análise das ações da ECOA em Mato Grosso do Sul. 2012. 169 p. Dissertação (Mestrado em Geografia)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/191-
dc.description.abstractIn this work, we start from the understanding that the debate on environmental education is part of a broader field of issues surrounding the concepts of nature and environmental regulations, as well as the sense of environmental crisis and its relation to the knowledge paradigms. From this understanding, we discuss the role of Non-Governmental Organizations (NGOs) in development of environmental education with a focus on NGO Ecology and Action (ECOA) and its actions in Mato Grosso do Sul. Based on archival work and conducting interviews with members and founders of the ECOA tried to analyze the objectives, main features and issues surrounding the actions taken by the ECOA with respect to Environmental Education. In this sense, identify, among the projects developed by the ECOA, the Child of Waters Project that seeks, through Environmental Education critical thinking and tools to provide better working conditions for the riparian communities served and thus offer a better quality of life for these families. Based on the analysis of the actions developed by the ECOA and, especially, in the Project Child Waters, we understand that this NGO performs work that Environmental Education is not limited to behavioral and individual actions. Environmental perspective is the basis of their actions to the extent that their environmental education projects assume that man is not external to nature, but they interact and form a single medium. Therefore, a vision of social, environmental and environmental education that sees the environment as a whole issue, not separating it and fragmenting it.en
dc.description.resumoNeste trabalho, partimos do entendimento de que a reflexão em torno da Educação Ambiental insere-se num campo mais amplo de questões que envolvem as concepções de natureza e meio ambiente vigentes, bem como os sentidos da crise ambiental e sua relação com os paradigmas do conhecimento. A partir deste entendimento, procuramos discutir o papel das Organizações Não-Governamentais (ONGs) no desenvolvimento da Educação Ambiental tendo como foco a ONG Ecologia e Ação (ECOA) e suas ações em Mato Grosso do Sul. Com base em levantamento documental e realização de entrevistas com membros e fundadores da ECOA procuramos analisar os objetivos, características e principais questões que envolvem as ações desenvolvidas pela ECOA no que diz respeito à Educação Ambiental. Neste sentido, identificamos, dentre os projetos desenvolvidos pela ECOA, o Projeto Criança das Águas que busca, através de uma Educação Ambiental crítica, proporcionar reflexões e ferramentas visando melhores condições de trabalho para os ribeirinhos das comunidades atendidas e assim oferecer uma melhor qualidade de vida para essas famílias. Com base na análise das ações desenvolvidas pela ECOA e, principalmente, no Projeto Criança das Águas, entendemos que essa ONG realiza um trabalho de Educação Ambiental que não se limita a ações comportamentalistas e individuais. A perspectiva socioambiental é base de suas ações na medida em que seus projetos de Educação Ambiental partem do princípio de que o homem não é externo à natureza, mas que interagem e formam um só meio. Portanto, uma visão socioambiental e de Educação Ambiental que enxerga o meio ambiente como um todo e não o fragmentando e separando-o.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-09-20T15:47:24Z No. of bitstreams: 1 MariaRivelizadaSilva.pdf: 4343363 bytes, checksum: 17b9959b37388fdc37a506c7500962ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-20T15:47:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariaRivelizadaSilva.pdf: 4343363 bytes, checksum: 17b9959b37388fdc37a506c7500962ac (MD5) Previous issue date: 2012-04-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectPreservação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental protectionen
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectSustainable developmenten
dc.subjectOrganizações não-governamentaispt_BR
dc.subjectNon-governmental organizationsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApt_BR
dc.titleEducação ambiental e atuação das ONGs: uma análise das ações da ECOA em Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

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