Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Silvia de Toledo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6409514595202330pt_BR
dc.creatorNakamura, Ricardo Shigueru Sá-
dc.date.accessioned2019-10-23T18:27:25Z-
dc.date.available2019-10-23T18:27:25Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationNAKAMURA, Ricardo Shigueru Sá. A Mobilidade urbana em Dourados-MS: uma análise de tendências e perspectivas futuras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1977-
dc.description.abstractThe problem around urban mobility in the city of Dourados-MS is revealed from the observation of a high number of cars present in the daily traffic of the city. The article presents itself in such a way as to contextualize such scenario, evidencing the essential elements of this conjuncture and its unfolding. It aims to numerically illustrate the proposed problem, to project the future perspective of the issue, to discuss the causes and to present proposals for the optimization of the local theme. Population and fleet data were collected for the development of tables that supported the generation of graphical results. The results show that the historic trend of the city of Dourados reveals a proportion of vehicles per capita above than the Brazilian proportion, resulting in a future projection where the equality between the number of vehicles and inhabitants will occur in 2031, 23 years before the Brazilian projection.en
dc.description.resumoA problemática em torno da mobilidade urbana na cidade de Dourados-MS se revela a partir da observação de uma elevada quantidade de carros presentes no tráfego cotidiano da cidade. O artigo se apresenta de forma a contextualizar tal cenário, evidenciando os elementos essenciais dessa conjuntura e seus desdobramentos. Tem como objetivo ilustrar numericamente o problema proposto, projetar a perspectiva futura da questão e apresentar propostas para a otimização da temática local. Foram coletados dados populacionais e da frota para o desenvolvimento de tabelas que embasaram a geração dos resultados gráficos. Os resultados revelam que a tendência histórica da frota da cidade de Dourados se traduz em uma proporção de veículos por habitante superior à proporção brasileira, resultando assim em uma projeção futura onde a igualdade entre o número de veículos e de habitantes ocorrerá em 2031, 23 anos antes da projeção brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-23T18:27:25Z No. of bitstreams: 1 RicardoShigueruSaNakamura.pdf: 965673 bytes, checksum: 696b1a4869b179da3c2578e94a2f2bb3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-23T18:27:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RicardoShigueruSaNakamura.pdf: 965673 bytes, checksum: 696b1a4869b179da3c2578e94a2f2bb3 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectUrban mobilityen
dc.subjectDourados (Mato Grosso do Sul)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleA Mobilidade urbana em Dourados-MS: uma análise de tendências e perspectivas futuraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RicardoShigueruSaNakamura.pdf943,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.