Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2058
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aplicação da metodologia Seis Sigma para melhoria contínua da qualidade em uma indústria alimentícia
Autor(es): Silva, Marcos Meurer da
Primeiro Orientador: Camparotti, Carlos Eduardo Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Márcio Rogério
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Vinícius Carrijo dos
Resumo: A competitividade entre as empresas exige que busquem por alternativas não só na garantia por produtos melhores aos clientes, mas também no que se refere ao processo produtivo sem desperdícios e elevados custos. O presente trabalho apresenta a implementação da metodologia Seis Sigma como meio de obtenção de melhores resultados na qualidade do processo produtivo e como uma mudança organizacional para com a resolução de problemas. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso, na qual foram coletados dados e informações pertinentes para a proposição e implantação de melhorias. O modelo DMAIC foi utilizado para a coordenação das etapas, assim como a utilização de ferramentas da qualidade dentro de cada uma das etapas. Destaca-se a obtenção de resultados satisfatórios com relação a eliminação do problema do peso do presunto fora da especificação, observado durante o estudo, bem como, o conhecimento fornecido a todos os colaboradores do setor sobre a importância de realizar melhorias, ficam como um primeiro passo para a mudança do setor.
Abstract: Competitiveness among companies requires them to look for alternatives not only to guarantee better products to customers, but also to the production process without waste and high costs. The present work presents the implementation of the Six Sigma methodology as a means of obtaining better results in the quality of the productive process and as an organizational change towards solving problems. The research was carried out through a case study, in which data and information pertinent to the proposal and implementation of improvements were collected. The DMAIC model was used to coordinate the steps, as well as the use of quality tools within each of the stages. It is noteworthy to obtain satisfactory results regarding the elimination of the problem of ham weight outside the specification, observed during the study, as well as, t he knowledge provided to all employees in the industry on the importance of making improvements, are as a first step for the cultural change of the sector.
Palavras-chave: Seis sigma (controle de qualidade)
Six sigma (Quality control standard)
Melhoria contínua de processos
Continuous improvement process
Método DMAIC
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: SILVA, Marcos Meurer da. Aplicação da metodologia Seis Sigma para melhoria contínua da qualidade em uma indústria alimentícia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2058
Data do documento: 12-Fev-2019
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcosMeurerdaSilva.pdf846,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.