Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2066
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Elogium em Orfeu Brasílico (1736): uma proposta de estudo
Autor(es): Silva, Cristina Mascarenhas da
Primeiro Orientador: Fioreto, Thissiane
Resumo: Este trabalho visa à apresentação dos resultados do Trabalho de Conclusão de Curso que teve por objetivo o estudo e a tradução livre do elogium. O elogium é uma forma poemática encontrada no documento Orfeu Brasílico (1736), opúsculo que foi escrito em latim por alunos do colégio jesuítico da Bahia, organizado e editado pelo Pe. Franciso de Almeida, para homenagear, postumamente, ao Pe. José de Anchieta na ocasião de recebimento do título de Venerável. Foram encontrados dois exemplares manuscritos da mesma edição pelo professor Sebastião Tavares Pinho e equipe, uma na Biblioteca de Ciências de Lisboa e outro na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, optou-se por trabalhar com o primeiro, visto que o segundo se encontra mutilado. A partir de uma edição fac-símile do documento, desenvolveu-se uma edição paleográfica em uma pesquisa de Iniciação Científica, que deu suporte para a criação de um vocabulário específico do elogium e as primeiras traduções. Esse estudo, de cunho filológico e pautado na Poética Clássica, contribui para o conhecimento do latim utilizado no Brasil no período colonial, além de fomentar os estudos anchietanos, visto que este é o único registro que se tem notícia do recebimento de título de Venerável por parte do clérigo.
Palavras-chave: José de Anchieta, Santo
José de Anchieta, Saint
Latim
Elogium
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
Citação: SILVA, Cristina Mascarenhas da. O Elogium em Orfeu Brasílico (1736): uma proposta de estudo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2066
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CristinaMascarenhasdaSilva.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.