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dc.contributor.advisor1Binotto, Erlaine-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5823505442014380pt_BR
dc.contributor.referee1Dutra, Fábio Mascarenhas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Narciso Bastos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8591563148610577pt_BR
dc.creatorEspíndola, Amanda Dourado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2512812356698862pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-11T17:18:14Z-
dc.date.available2019-11-11T17:18:14Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.citationESPÍNDOLA, Amanda Dourado. Subjetivismos e relações de poder na gestão de pessoas: apontamentos a partir de uma empresa de cosméticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2078-
dc.description.abstractWith globalization the corporate world has become more competitive, so business organizations have increasingly sought to value human capital by introducing spirituality into the work environment and symbolic recognitions to help control and focus the workforces to the objectives of the company. This work aims to analyze how beauty consultants perceive the subjective aspects used in the relationship with the company and the consequences of it. Therefore, the present research is descriptive, qualitative and quantitative as well as documentary. Ten semi-structured interviews were conducted with consultants of a cosmetics company and analyzed according to the interpretative technique. The studies of Pinto (2011) and Petinelli-Souza, Oliveira e Silva (2015) were used as models. The results show that the consultants interviewed do not perceive clearly the mechanisms used by the company, but they feel more valued, satisfied and motivated to work in this business, that is, they do not perceive the subjective aspects and their influence in the professional and personal life. In addition, great motivation, empowerment, and aspects of spirituality were found in the company's materials. However, it is unanimous that there have been positive impacts on professional and personal life since they began in the company, even those who said they had already experienced disappointments in it. Thus, even if the use of spirituality in the organizational environment is directly linked to corporate interests, in order to increase productivity, it has been noted that this existence is not perceived by them as merely strategic, but as an attitude of a company that really cares about employees and makes them feel special.en
dc.description.resumoCom a globalização o mundo corporativo tem se tornado mais competitivo, por isso as organizações empresariais têm buscado cada vez mais valorizar o capital humano, introduzindo espiritualidade no ambiente de trabalho e reconhecimentos simbólicos com o intuito de auxiliar a controlar e focar as forças de trabalho para os objetivos da empresa. Com isso esse trabalho tem como objetivo analisar como os consultores de beleza percebem os aspectos subjetivos utilizados na relação com a empresa e as consequências disso. Para tanto, a presente pesquisa tem caráter descritivo, qualitativo e quantitativo, bem como documental. Foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas com consultoras de uma empresa de cosméticos e analisadas de acordo com a técnica interpretativa. Utilizou-se como modelo os estudos de Pinto (2011) e de Petinelli-Souza, Oliveira e Silva (2015). Os resultados mostram que as consultoras entrevistadas não percebem com clareza os mecanismos utilizados pela empresa, mas estas se sentem mais valorizadas, satisfeitas e motivadas ao trabalhar neste negócio, ou seja, não percebem os aspectos subjetivos e sua influência na vida profissional e pessoal. Ademais, foram encontrados nos materiais da empresa grande enfoque a motivação, empoderamento e aspectos sobre a espiritualidade. Entretanto, é unanimidade que ocorreram impactos positivos na vida profissional e pessoal desde que iniciaram na empresa, até mesmo aquelas que afirmaram já ter passado por decepções na mesma. Com isso, constata-se que mesmo que o uso da espiritualidade no ambiente organizacional esteja diretamente ligado a interesses corporativos, com o intuito de aumentar a produtividade, notou-se que essa existência não é percebida por elas como algo meramente estratégico, mas como atitude de uma empresa que realmente se importa com os colaboradores e os fazem se sentirem especiais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-11T17:18:14Z No. of bitstreams: 1 AmandaDouradoEspindola.pdf: 897894 bytes, checksum: ee916dce114844426add76bd6872954f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-11T17:18:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AmandaDouradoEspindola.pdf: 897894 bytes, checksum: ee916dce114844426add76bd6872954f (MD5) Previous issue date: 2018-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações de trabalhopt_BR
dc.subjectIndustrial relationsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleSubjetivismos e relações de poder na gestão de pessoas: apontamentos a partir de uma empresa de cosméticospt_BR
dc.title.alternativeSubjectivisms and power relations in people management: notes from a cosmetics companyen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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