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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, João Augusto Rossi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6501458783677760pt_BR
dc.contributor.referee1Dutra, Fábio Mascarenhas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889pt_BR
dc.contributor.referee2Domingues, Carla Heloisa de Faria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873287951633266pt_BR
dc.creatorSouza, Caio Messias Lopes Garcia de-
dc.date.accessioned2019-11-11T17:33:51Z-
dc.date.available2019-11-11T17:33:51Z-
dc.date.issued2018-07-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Caio Messias Lopes Garcia de. Avaliação da satisfação dos clientes de restaturantes utilizando reviews online. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2084-
dc.description.abstractThe present study aimed to evaluate the level of customer satisfaction of restaurants.We collected the data from customers’ comments on social media, and we analyzed it through descriptive statistics. First, we identified the three top rated restaurants, as well as the three lowest rated. Five main points were identified on the customers’ rates: the prices, the ambient, the business’ location, the service, and the business’ cleanness. The main motive for a good evaluation of the top rated restaurants was the service. Coincidentally, the quality of the service was also the main motive of the good ratings of the lowest rated restaurants. In addition, we observed that the cleanness of the restaurant was the least mentioned point by the customers, but when it was mentioned, it was for good ratings. The results presented in this research allowed to contemplate which are the criteria responsible for creating a greater satisfaction to the public that attend this type of establishment.en
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de satisfação de clientes de restaurantes. Os dados foram coletados através dos comentários de consumidores em reviews online, e foram analisados por estatística descritiva. Inicialmente, identificamos os três restaurantes mais bem avaliados, e também três com as piores avaliações. Foram cinco as variáveis levantadas, onde foram verificados à sua presença dentro das avaliações dos clientes, sendo elas: preço; ambiente; localização; atendimento e por fim higiene. A variável preponderante para a melhor avaliação dos restaurantes bem avaliados foi o atendimento. Coincidentemente, o atendimento também foi a variável que mais gerou satisfação entre os clientes dos restaurantes com as piores avaliações. Os resultados também demonstraram que o fator higiene foi o menos mencionado entre os restaurantes avaliados ao longo da pesquisa. Embora pouco mencionada, a variável higiene foi sempre elogiada pelos clientes em seus comentários. Os resultados apresentados nessa pesquisa permitiram identificar quais são os critérios responsáveis por criarem uma maior satisfação ao público que frequentam esse tipo de estabelecimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-11T17:33:51Z No. of bitstreams: 1 CaioMessiasLopesGarciadeSouza.pdf: 478430 bytes, checksum: 4301200fafa3c9fc46b7f1a5fe8d800a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-11T17:33:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CaioMessiasLopesGarciadeSouza.pdf: 478430 bytes, checksum: 4301200fafa3c9fc46b7f1a5fe8d800a (MD5) Previous issue date: 2018-07-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSatisfação do clientept_BR
dc.subjectConsumer satisfactionen
dc.subjectAtendimento ao clientept_BR
dc.subjectCustomer servicesen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleAvaliação da satisfação dos clientes de restaturantes utilizando reviews onlinept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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