Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2086
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da organização e relacionamento da cadeia de suprimentos no setor de serviços de eventos
Autor(es): Rahal, Elimara Carina Alves
Primeiro Orientador: Mendonça, Jane Corrêa Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Dutra, Fábio Mascarenhas
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Narciso Bastos
Resumo: Uma empresa seja de pequeno ou grande porte, envolve operações para que o produto ou serviço chegue ao consumidor final e muitas vezes necessitam de uma rede de organizações interligadas e interdependentes, trabalhando juntas em regime de cooperação para que alcancem seus objetivos em comum. O objetivo desse trabalho foi de identificar como uma empresa de organização de eventos se organiza em uma cadeia de produção, sabendo que o setor exerce todo processo de logística e dessa forma administra uma enorme cadeia de suprimentos, com colaboradores, funcionários e parceiros de negócio, além de evidenciar como é essa relação da empresa com seus stakeholders e a importância disso entre os elos da cadeia de suprimento. Para isso utilizou o método de estudo de caso, de natureza exploratória, realizando entrevistas com o gestor da empresa focal e seus stakaholdes, seguindo um roteiro semiestruturado, caracterizando o modelo da cadeia de relacionamento da empresa e apontando suas práticas colaborativas dentro da cadeia de suprimento. A pesquisa constatou a existência de cooperação entre as empresas investigadas, evidenciando comprometimento e confiança no relacionamento com os elos da cadeia. Além disso as empresas investigadas destacaram os benefícios de se trabalhar em cooperação, os fatores importantes a serem considerados na escolha de parcerias e as dificuldades de implementar a coopetição e deixaram claro que o acompanhamento das medidas de desempenho também é essencial para a gestão dessa parceria. A pesquisa nos mostra que não basta apenas o planejamento individual, mas que é necessário a interação, o que sugere que a empresa está favorável em criar experiências positivas. Apesar de ser uma rede de relacionamento articulada, existindo a interdependência entre as empresas, eles necessitam de prestações de serviços de outras empresas, o que facilita a cooperação entre as partes. Logo, as empresas têm optado por alianças estratégicas, para obter um campo maior de público, facilitando o crescimento pessoal de cada empresa, além de reforçar a confiança interna e aumentar o capital, obtendo assim resultados mais positivos, e podendo por fim passar uma visão de confiança e credibilidade para o cliente final.
Abstract: A small or large business involves operations so that the product or service reaches the end consumer and often needs a network of interconnected and interdependent organizations working together as an organization to achieve their common goals. The objective of this work is to identify how a company organizing events is organized in a production chain, knowing that the sector carries out all the logistics process and this way of managing a huge supply chain, with employees, employees and business partners, Besides showing how this relationship between the company and its stakeholders and the importance of this relationship between the links in the supply chain. To do this, we used the exploratory case study method, conducting interviews with the manager of the focal company and its stakaholdes, following a semi-structured script, characterizing the relationship chain model of the company and pointing out its collaborative practices within the supply chain. A survey found the existence of companies as invested, evidencing commitment and trust in the relationship with the chain links. In addition, companies have invested security risks, important conditions for choosing partnerships and implementation difficulties, coopetition and delay, which is the most important for the management of this partnership. Research shows that individual planning is not enough, but interaction is needed, which suggests that a company is in favor of creating positive experiences. Despite being an articulated network of relationships, there is an interdependence between companies, they need services from international companies, which facilitates a set of companies as parties. Logo, as companies that operate through strategic alliances, to obtain a greater field of public, facilitating the personal growth of each company, besides strengthening internal confidence and increasing capital, thus obtaining more positive results, and finally being able to pass a vision of trust and credibility for the end customer.
Palavras-chave: Logística empresarial
Business logistics
Aliança estratégica
Strategic alliances (Business)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: RAHAL, Elimara Carina Alves. Análise da organização e relacionamento da cadeia de suprimentos no setor de serviços de eventos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2086
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElimaraCarinaAlvesRahal.pdf747,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.