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dc.contributor.advisor1Gomes, Narciso Bastos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8591563148610577pt_BR
dc.contributor.referee1Binotto, Erlaine-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5823505442014380pt_BR
dc.contributor.referee2Dutra, Fábio Mascarenhas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889pt_BR
dc.creatorDurigon, Guilherme Assunção-
dc.date.accessioned2019-11-11T17:55:44Z-
dc.date.available2019-11-11T17:55:44Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.citationDURIGON, Guilherme Assunção. Perfil empreendedor e aprendizagem experiencial: o caso dos alunos de uma universidade pública. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2088-
dc.description.abstractEntrepreneurship studies generally fall into two main streams, the economist stream and the behaviorist stream, the latter being the one that researches the behavioral and personal characteristics of the entrepreneur, such as the factors that stimulate the entrepreneurial formation through learning. The overall objective of this study is to analyze and identify differences in the entrepreneurial profile and the experiential learning profile of students taking the eighth semester onwards of the bachelor’s degree in Administration and the young managers of federated Junior Enterprises of the Federal University of Grande Dourados. The research was applied with two questionnaires via web and in loco, following the recommendations of the David McClelland’s questionnaire and the David Kolb’s Inventory of Learning Styles. According to the literature review developed, it is possible to show that both the Administration bachelor’s degree and the Junior Enterprise are influenced directly by entrepreneurship, and that the Junior Enterprise is a significant way of entrepreneurial development in the university, since its activities involve professional responsibilities and managerial experience. The study is quantitative and descriptive, developed for a nonprobabilistic sampling. The results show that Administration students have a predominant entrepreneurial profile in the "Achievement" group and a "Diverging" style of experiential learning, while young managers predominate in the "Power" entrepreneurial profile and "Assimilating" learning style.en
dc.description.resumoOs estudos sobre empreendedorismo geralmente se dividem em duas principais correntes, a economista e a comportamentalista, sendo a última a corrente que investiga as características pessoais e comportamentais do empreendedor, como os fatores que estimulam a formação empreendedora no indivíduo por meio da aprendizagem, tanto teórica quanto prática. O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil empreendedor e o perfil de aprendizagem experiencial de estudantes do curso de Administração e de Diretores de Empresas Júniores (EJs) federadas da Universidade Federal da Grande Dourados, que na pesquisa são definidos como Jovens Gestores. Para a coleta dos dados foram utilizados dois questionários via web e in loco. A literatura aponta que é possível mostrar que tanto o curso de Administração quanto a Empresa Júnior possuem princípios influenciados diretamente pelo empreendedorismo, e que a EJ é um importante meio de formação empreendedora para universidade, pois suas atividades envolvem prática e experiência gerencial. Para o embasamento teórico e o desenvolvimento dos questionários se utilizou a abordagem das Características Comportamentais Empreendedoras de David McClelland e a Teoria da Aprendizagem Experiencial de David Kolb. O estudo é de caráter quantitativo e descritivo, realizado em uma amostragem não probabilística. Os resultados apontam que os estudantes possuem um perfil empreendedor predominante no conjunto “Realização” e um perfil de aprendizagem experiencial no estilo “Divergente”, perfis que dão ênfase para a prática, enquanto os jovens gestores predominaram no conjunto “Poder” e no estilo de aprendizagem “Assimilador”, que são perfis que dão ênfase ao uso da lógica e análise.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-11T17:55:44Z No. of bitstreams: 1 GuilhermeAssuncaoDurigon.pdf: 736022 bytes, checksum: 79586d3220630c67a88edff02caf7255 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-11T17:55:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GuilhermeAssuncaoDurigon.pdf: 736022 bytes, checksum: 79586d3220630c67a88edff02caf7255 (MD5) Previous issue date: 2018-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectAdministrationen
dc.subjectAprendizagem experiencialpt_BR
dc.subjectExperiential learningen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titlePerfil empreendedor e aprendizagem experiencial: o caso dos alunos de uma universidade públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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