Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dutra, Fábio Mascarenhas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, José Jair Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Narciso Bastos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8591563148610577pt_BR
dc.creatorOliveira, Joyce dos Santos-
dc.date.accessioned2019-11-12T18:37:44Z-
dc.date.available2019-11-12T18:37:44Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Joyce dos Santos. Identificação das ações de merchandising sobre as compras não planejadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2093-
dc.description.abstractBuying beyond planned has become a habit, and the justifications for this decision vary, as do the techniques used to influence these unplanned purchases. Based on the premise of impulse buying influencers, this work proposes to identify the Merchandising strategies used by Supermarket X and to investigate the impacts that these techniques applied in the POS cause in the consumer purchase process to generate differences between the initial purchase intention and the purchase actually made. For this, a questionnaire was applied to the clients in the exit of their purchases, resulting in a total sample of 300 (three hundred) volunteers who made purchases of up to 20 (twenty) items, motivated by the analysis of the impact of the techniques as a function of the reduced time . Next, the merchandising techniques used by the supermarket to compare their influence on purchases were analyzed through observation.The results of this research in what is said about the buying behavior by demographic categories and in the relation of items purchased without prior planning with more frequency, are similar to those obtained in 2015 by the Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) and by the Confederação Nacional dos Dirigentes Logistas (CNDL). While the other strategies of greater relevance in the result of the unplanned purchases were divided among visual communication, environmental conditions, layout and product mix.en
dc.description.resumoComprar além do planejado já se tornou um hábito, e as justificativas para essa tomada de decisão variam, assim como as técnicas utilizadas para influenciar nessas compras não planejadas. Partindo da premissa de influenciadores da compra por impulso, este trabalho propôs identificar as estratégias de Merchandising utilizadas pelo Supermercado X e investigar os impactos que essas técnicas aplicadas no PDV causam no processo de compra do consumidor para gerar diferenças entre a intenção de compra inicial e a compra de fato realizada. Para isso, foi aplicado um questionário aos clientes na saída de suas compras, resultando numa amostra total de 300 (trezentos) voluntários que efetuaram compras de até 20 (vinte) itens, objetivo este motivado pela análise do impacto das técnicas em função do tempo reduzido. Em seguida foi analisado por meio da observação, as técnicas de merchandising utilizadas pelo supermercado para comparação da influência delas nas compras. Os resultados dessa pesquisa no sobre o comportamento de compra por categorias demográficas e na relação de itens comprados sem o planejamento prévio com maior frequência, se assemelham com os obtidos em 2015 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Enquanto que as demais estratégias de maior relevância no resultado das compras não planejadas se dividiram entre comunicação visual, condições ambientais, layout e mix de produtos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-12T18:37:44Z No. of bitstreams: 1 JoycedosSantosOliveira.pdf: 1084711 bytes, checksum: 78981b5a7521cae84167a28ddffebf61 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-12T18:37:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoycedosSantosOliveira.pdf: 1084711 bytes, checksum: 78981b5a7521cae84167a28ddffebf61 (MD5) Previous issue date: 2018-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMerchandisingen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleIdentificação das ações de merchandising sobre as compras não planejadaspt_BR
dc.title.alternativeIdentification of merchandising actions on unplanned purchasesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoycedosSantosOliveira.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.