Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2099
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Antônio Carlos Vaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678706191564914pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, José Jair Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272pt_BR
dc.contributor.referee2Nogueira, Maria Aparecida Farias de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7891161158206645pt_BR
dc.creatorLeal, Mayara Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480280922809661pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-12T18:53:39Z-
dc.date.available2019-11-12T18:53:39Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationLEAL, Mayara Silva. Transferência de conhecimento e implementação da estratégia: um estudo de caso da EAD/UFGD. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2099-
dc.description.abstractThe objective of this research is to identify how the processes of knowledge transfer of the Distance Education Faculty of the Federal University of Grande Dourados (EaD/UFGD) relate to the implementation of the organizational strategy. Based on the theoretical framework, the "knowledge transfer mapping" model was constructed, aiming at raising the types and means of knowledge transfer more frequent in the organization, considering the formal and informal ecologies of learning. Learning ecologies are considered as the place for knowledge transfer and enable individuals to reflect on their own beliefs and points of view when immersed in new relationships with different individuals and organizational environments. Through structured interviews, the "network map" was drawn up, in view of the external components that allow the EAD/UFGD strategy to be implemented - with a view to broadening the policies for access to higher education and social inclusion in universities. To do so, as a research technique, a case study was carried out from the realization of the supervised stage by the researcher at the research site. Thus, it was found that the main means of knowledge transfer of EaD/UFGD was verbal, congruent with the main type of individual to individual when involving informal informal interactions between organizational members. Finally, the knowledge transfer process between EaD/UFGD and the external organizational components allows its strategy to be implemented.en
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é identificar como os processos de transferência de conhecimento da Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados (EaD/UFGD) se relacionam a implementação da estratégia organizacional. A partir do referencial teórico, foi construído o modelo de "mapeamento da transferência de conhecimento", com intuito de levantar os tipos e meios de transferência de conhecimento mais frequentes na organização, considerando-se as ecologias formais e informais de aprendizagem. As ecologias de aprendizagem são consideradas como o local para a transferência de conhecimento e possibilitam aos indivíduos a reflexão de suas próprias crenças e pontos de vista quando imersos em novas relações com diferentes indivíduos e ambientes organizacionais. Por meio de entrevistas estruturadas, foi delineado o “mapa em redes”, diante aos componentes externos que possibilitam que a estratégia da EaD/UFGD seja implementada — sob perspectiva da ampliação das políticas de acesso ao ensino superior e inclusão social nas universidades. Para tanto, como técnica de pesquisa foi realizado um estudo de caso partir da realização do estágio supervisionado pela pesquisadora no local da pesquisa. Sendo assim, constatou-se que o principal meio de transferência de conhecimento da EaD/UFGD foi o verbal, congruente com o principal tipo de indivíduo para indivíduo ao envolver interações informais significativas entre os membros organizacionais. Por fim, o processo de transferência de conhecimento entre a EaD/UFGD com os componentes organizacionais externos permite que sua estratégia seja implementada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-12T18:53:39Z No. of bitstreams: 1 MayaraSilvaLeal.pdf: 866436 bytes, checksum: f4c9cb2c2f0b50dbced6a6214d02b9e1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-12T18:53:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MayaraSilvaLeal.pdf: 866436 bytes, checksum: f4c9cb2c2f0b50dbced6a6214d02b9e1 (MD5) Previous issue date: 2018-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleTransferência de conhecimento e implementação da estratégia: um estudo de caso da EAD/UFGDpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge transfer and strategy implementation: a case study of Ead/UFGDen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MayaraSilvaLeal.pdf846,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.